[Este é o meu resumo sobre o tema. Acrescente feedbacks nos Comentários, se julgar necessário. Valeu!]
Fonte da imagem: Google
> MITOSE
IMPORTANTE: Há organismos adultos como em fungos, algas e vegetais que são haploides (n). E em animais adultos, geralmente são diploides (2n).
Por meio da mitose, os organismos pluricelulares geram o crescimento e renovação de seus tecidos. No caso, de organismos unicelulares, muitos usam a mitose como meio de reprodução assexuada.
Na imagem: Fases da mitose. Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/figuras/Citologia2/mitose.jpg
A
INTÉRFASE é o período em que a célula ainda não se encontra em divisão celular. A intérfase se divide em:
1. Subfase G1 (G = Gap = Intervalo): Se refere ao estágio anterior à duplicação de DNA, promovendo o crescimento celular.
2. Subfase S: Ocorre a duplicação do DNA
3. Subfase G2: DNA já duplicado o DNA, a célula se prepara então para a mitose.
A mitose, então, é realizada em quatro fases:
Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase.
[Minha colega do curso me deu uma dica muito boa para decorar, com os prefixos das fases, veja: PRO, META, ANA, TELO = "prometa Ana telefonar"]
Na imagem: Tipos de cromossomos e suas regiões. Fonte da imagem: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/figuras/Citologia2/cromossomos.gif
1. PRÓFASE
Fase preparatória.
Se forma o aparelho mitótico (centríolos+ásteres+fuso acromático). A carioteca se desfaz, espalhando os cromossomos pelo citoplasma, ligando centrômeros às fibras do fuso.
2. METÁFASE
Fase do meio.
Os cromossomos ligados às fibras do fuso, se encontram na parte equatorial da célula e se condensam em seu máximo. Sendo nessa fase bem visíveis no microscópio.
3. ANÁFASE
Fase da preparação polar.
Os cromossomos tem seus centrômeros duplicados, que separa as cromátides-irmãs. As fibras do fuso levam os cromossomos para polos opostos e começa a descondensação cromossômica.
4. TELÓFASE
Fase final.
A telófase encerra a divisão do citoplasma. Com os cromossomos divididos em cada polo, são descondensados e envoltos por novas cariotecas. As fibras do áster e do fuso cromático se desfazem, e ressurgem os nucléolos. Com isso, ocorre o sulco de divisão do citoplasma formando duas células-filhas.
Com a divisão celular completa, esse evento denomina-se
citocinese.
Etapas da mitose: I ao III prófase, IV metáfase, V e VI anáfase, VII e VIII telófase. Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitose
MITOSE EM CÉLULA VEGETAL
A célula vegetal não possui centríolos.. O fuso de divisão é acêntrico e anastral (não forma áster). Então, a citocinese acontece por meio da divisão por uma placa no citoplasma da célula.
> MEIOSE
A meiose é constituída por uma célula-mãe diploide (2n) que origina quatro células-filhas (n). Em animais, a meiose vai originar os gametas, que são as células reprodutoras. O processo da meiose se caracteriza por duas divisões celulares consecutivas. Abaixo, a descrição de meiose em célula animal:
Principais eventos na meiose de uma célula hipotética que possui um par de cromossomos (2N=2). Fonte da imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meiose
MEIOSE I
[2n] -> 2[n]
Os pares de cromossomos homólogos se separam, formando células haploides. Apesar de estarem duplicados, contendo duas cromátides-irmãs cada um, a célula não apresenta pares de homólogos.
1. PRÓFASE I
Os cromossomos se condensam e se emparelham com seus homólogos, cujo processo é chamado de sinapse. Nisso, pode ocorrer trocas de fragmento entre as cromátides dos cromossomos, formando o quiasma, ocasionando o chamado
crossing-over. Os quiasmas terminam assim que se afastam para polos opostos.
O nucléolo e a membrana nuclear (carioteca). Os centríolos vão aos polos da célula e forma o fuso acromático.
2. METÁFASE I
Os cromossomos homólogos, ainda emparelhados, ficam na região equatorial da célula, presos a fibras do fuso acromático, chegando em sua condensação máxima.
3. ANÁFASE I
Os cromossomos homólogos se deslocam para os polos pelas fibras do fuso acromático. As cromátides-irmãs não se separam, pois mantem-se os centrômeros.
4. TELÓFASE I
Os cromossomos se descondensam parcialmente nos polos, enquanto se refaz uma carioteca em cada metade do conjunto de cromossomos. Os nucléolos reaparecem, o fuso acromático se desfaz e os centríolos se duplicam. Formam-se duas células haploides.
INTERCINESE é o intervalo que pode acontecer entre o final da primeira divisão e o início da segunda, em que não ocasiona a duplicação do DNA.
MEIOSE II
2[n] -> 4[n]
É parecida com a mitose mas não ocorre a duplicação do material genético. Os cromossomos das células haploides resultantes da Meiose I ainda permanecem duplicados com duas cromátides-irmãs cada um.
PRÓFASE II
Os cromossomos se condensam e desaparecem os nucléolos. Os centríolos duplicados ficam nos polos opostos da célula, e forma o fuso acromático. A carioteca se desfaz, e os cromossomos se espalham no citoplasma, se prendendo a fibras do fuso acromático pelo centrômero.
METÁFASE II
Os cromossomos, condensados, se posicionam no equador celular, ligados pela fibra do fuso, com a cromátides voltadas cada uma para o seu polo.
ANÁFASE II
Os centrômeros se duplicam, separando as cromátides-irmãs, que são levadas pelas fibras do fuso para polos opostos.
TELÓFASE II
A carioteca se refaz em volta dos cromossomos, que se descondensam. Os nucléolos reaparecem e o fuso acromático se desfaz.
Enfim, se resultam em quatro células haploides.
Fases da meiose. Fonte da imagem: http://www.sundhedslex.dk/images/meiose-2.jpg
MITOSE X MEIOSE
Fonte da imagem: Google
BIBLIOGRAFIA
FAVARETTO, José Arnaldo. MERCADANTE, Clarinda. Biologia. Volume único. Ed. Moderna. 1999. Págs. 118-123
MOISÉS, Hélvio N. MATOS, Thais H. Novo Manual Nova Cultura BIOLOGIA. Ed. Nova Cultural. 1999. Págs. 25-27
http://pt.wikipedia.org/wiki/Meiose