31 de out. de 2014
Os Fundamentos
É bom destacar nesse post uma coisa muito importante ao estudar. Quando está estudando, ou quando já estudou, é bom antes de mais nada entender o FUNDAMENTO das coisas.
Isso ajuda a memorizar os tópicos importantes que os professores querem repassar.
Tenho um professor que vale ilustrar como um exemplo aqui. Ele sempre repetia nas aulas sobre a importância evolutiva que teve a arcada dentária. Podemos concluir com isso que a mandíbula foi um passo importante na nossa evolução.
Mas não fiquemos só neste conhecimento.
O prof. também fazia questão de repetir o motivo de tal importância... que é o fundamento.
É de suma importância entender a lógica: por quê a mandíbula foi importante na evolução?
O que ela tem a ver?
É aí que a gente começa a estudar o fundamento.
Simples, a mandíbula possibilitou maior variedade de alimentos, e isso foi possível uma maior variedade de espécies posteriormente, ocupando mais habitats pois podiam explorar melhor mais ambientes.
Entender o fundamento não só te ajuda a memorizar o assunto, como a também entender o assunto e isso poderá ser importante para sua vida profissional.
23 de out. de 2014
[Artigo] Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora
[Inspirador, gente!!! Veja o que uma boa vontade e iniciativa tem o poder de fazer. Não somos insignificantes, temos em nós mesmos as ferramentas para mudar o mundo e conscientizar pessoas.]
Fonte do artigo: Liberty Seguros, postado em 05/06/2014 14:05:00
Fonte do artigo: Liberty Seguros, postado em 05/06/2014 14:05:00
Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora
Aos 5 anos de idade, Gabrielle Brandão assistiu a uma reportagem na televisão sobre o aquecimento global. As duras imagens e o assunto áspero não intimidaram a criança. Pelo contrário: a menina caiu em um choro longo e sentido e teve que ser acalmada pela mãe. Hoje, aos 16 anos, ela lidera um instituto com o seu nome em Avaré e se dedica a mobilizar as pessoas em torno das causas ambientais, tendo sido nomeada recentemente conselheira titular do direito da criança e do adolescente do estado de São Paulo, e também coordenadora estadual dos objetivos do milênio da ONU.
As iniciativas nas quais Gabrielle pensava e queria colocar em prática desde os 10 anos eram tantas que, com a ajuda dos pais, ambientalistas convertidos pela filha, ela fundou o Instituto Ambiental Gabrielle Brandão, com o objetivo de centralizar as ações e aumentar as chances de conseguir apoio governamental. Vítima de bullying e inconformada com o preconceito, Gabrielle também escreveu um romance sobre o tema, intitulado "Ellie - Vivendo em seu mundo". A jovem ainda ministra palestras, faz apresentações para crianças, escreve para uma revista local e participa da Rádio Interativa FM de Avaré.
"Eu quero mostrar que, não importa de onde você venha, qual sua situação econômica, sua idade, cor, gênero. Todos temos o poder de mudar o mundo desde que nos engajemos em nossas ideias. Tudo começa de um sonho, de um pensamento, que pode ser multiplicado com a força, com a fé e com a força de vontade. Se você acredita em algo, divulgue, tente fazer os outros acreditarem. Nada é impossível, e salvar o planeta não é um conto de fadas, é uma realidade que depende de cada um de nós."
21 de out. de 2014
Introdução às Briófitas
[Conteúdo da aula + slides. Favor deixe seu feedback nos comentários, se necessário. Valeu!!]
INTRODUÇÃO ÀS BRIÓFITAS
Algumas algas foram ao ambiente terrestre, embora a água forneça benefícios (p. exemplo, na água não precisa de condução, etc; na água os gametas flagelados são bem sucedidos pois "nadam" para fecundar).
Mesmo com mucilagem, não foi o suficiente para evitar ressecar a alga. Para evitar a ressecação, precisa-de de epiderme (células justapostas, grudadinhas numa camada, que aguentam fricção).
Como se identifica parênquima? Há espaço extracelular nela.
EPIDERME e CUTÍCULA (é uma camada de cera, de lipídio chamado Cutina) -> Camada de revestimento que evita a perda da água.
Sustentação = LIGNINA. A celulose as algas já tinham. A lignina foi um marco para conseguir sustentação em plantas de grande porte. A lignina fica emaranhada com a celulose na parede celular. Mas a lignina é hidrofóbica (= não tem afinidade com água).
XILEMA = células que vão lignificando; transporte de sais minerais e água
FLOEMA = transporte de fotossimilados (açúcares)
Nas algas todo tecido faz fotossíntese.
Passou a ter raízes (sustentação e absorção de sais minerais)
A reprodução na água é por gametas flagelados. Mas, posteriormente surgiram as Criptógamas e as Fanerógamas:
CRIPTÓGAMAS: "gametas escondidos"; musgos e samambaias: vivem em ambientes úmidos; Não tem sistema vascular (ou seja, sem floema e sem xilema)
FANERÓGAMAS: "gametas evidentes"; gimnospermas, angiospermas; plantas com flores.
Musgos; Embora sejam vegetal, com celulose na parede celular, amido de reserva, NÃO POSSUEM SISTEMA CONDUTOR NEM TECIDOS.
Samambaias: Tem o sistema condutor e tem tecidos (raiz, caule e folha)
Nas fanerógamas não tem mais um gameta flagelado que nada, pois elas possuem o PÓLEN.
Angiospermas: Tem óvulo envolvido; tem ovário
Gimnospermas: Não tem ovário
Clorofícea -> Ancestral de musgos e samambaias. Ou seja, musgos NÃO originaram as samambaias, ambos se desenvolveram paralelamente a partir de mesmo ANCESTRAL.
As Coleochaete já tinham alternância de gerações (gametófito e esporófito); elas são o grupo das algas clorofíceas que provavelmente deu origem às plantas terrestres; há oogamia (fica fixo no gametófito)
20 de out. de 2014
Dicas de Estudo
Olá, genten!!!
Aqui eu gostaria de fornecer algumas dicas de como estudar.
Eu confesso que na minha vida nem sempre fui estudiosa! Na escola então, eu passava tudo raspando, de recuperação e pá, era uma época que eu só queria saber de Pokémon e etc, e esquecia dos estudos. Não é para menos, como uma grande parte dos estudantes, eu não gostava de escola.
E esta aí um erro grave: achar que estudos é só uma obrigação. Sim, claro, estudar é uma obrigação PARA TODA A VIDA. Hoje em dia não basta só ensino médio completo, não basta faculdade. Hoje em dia você tem que PROVAR que você é dedicado o suficiente para fazer da sua profissão a sua melhor realização. Provar para os outros de certo modo, sim. Mas provar principalmente para você.
Porque, pensando bem, é você que escolhe: você quer ter um trabalhinho medíocre de "balconista de loja", como meu professor diz? Ou você quer um trabalho bom, de verdade, em que você se sinta realizado? E claro, ganhando um salário à altura. Há uma boa e uma má notícia. A má é que isso não cai do céu, e a boa é que é possível sim você conquistar. Pode ter certeza que depois vai compensar cada gota de suor do seu esforço!
E sabe, eu acredito em uma coisa: que esse negócio de trabalho ser ruim e ser uma merda é coisa do passado! Ninguém deve fazer algo que odeie a vida inteira. Os chineses escravizados mesmo não aguentam e se matam literalmente porque não aguentam aquela vida (sim, isso existe, infelizmente). A diferença é que você tem sua livre escolha para decidir o que você quer fazer e quando. Você não é um escravo, você é livre para fazer o que tanto desejar.
O livre arbítrio é uma coisa engraçada. Na verdade, você tem muito mais liberdade do que imagina, do que suas crenças imaginam. Você por exemplo pode sair de onde você está, começar a caminhar agora mesmo pela praça, e tornar isso um hábito para emagrecer. Sim, um empurrãozinho e um hábito fazem um milagre que você não imagina o potencial. Ta aí o segredo daquelas pessoas que conseguem emagrecer consideravelmente, e também está aí uma dica valiosa para o sucesso: atitude e hábitos que te levem a uma meta!
E qual é a sua meta?
Assim que você já sabe a sua meta, você já está pronto para caminhar até ela. Construa um hábito. Se você está na faculdade e quer ter sucesso profissional, a melhor coisa que você faz é construir um hábito de estudar. Isso vai ser a sua vida, não é mesmo?
Não sou eu que digo isso, e sim é o que a gente vê de pessoas bem sucedidas no mundo inteiro, que a "cabeça" delas é diferente da maioria, elas não aceitam mediocridade, elas agem!
Agora que expressei a importância dos estudos, gostaria de deixar aqui um pouco de dicas para você ter em mente para prosseguir e aprimorar seus estudos. Coisas que, obviamente, fazem diferença para mim (só vou colocar as dicas que realmente eu penso e dão certo para mim). Aqui estão as dicas:
Encontre um lugar para estudar, que seja bom para você se concentrar nos estudos.
Uma das coisas que mais gosto de estudar é que adquire conhecimento. Você não só se torna alguém melhor, como também, com o conhecimento, será um profissional bom. Além disso, te faz ser uma pessoa mais interessante, mais cult, e poderá ter muitas oportunidades futuramente.
Estude sem dó mesmo! Mostre o seu melhor. A média é coisa para medíocre e você não deve aceitar mediocridade. Ser um profissional "mais ou menos"? Nem ferrando!
Não sabe como memorizar aquele monte de assunto da disciplina? Eu tenho uma dica: faça um resumo do resumo do resumo. É trabalhoso? Vish, ô seee é! Mas vale a pena! Até demais! Eu faço isso direto e digo seguramente que funciona bastante!
Arruma uma vítima para você explicar tudo que está aprendendo. Eu sempre procuro minha irmã ou o bofe, esses dois são ótimos e sempre me apoiam nos estudos. Mas se não tem alguém de boa vontade para ouvir toda aquela sua explicação de teorema de Pitágoras, vale reunir os ursinhos de pelúcia e ensinar a eles mesmo.
Isso é muito bom, ajuda as pessoas, e todo mundo aprende. Converse com seus colegas sobre o que você concluiu, o que você fez, e se possível ajude-os tirando algumas dúvidas. É bom para todo mundo.
Da mesma forma que você gosta de vídeo-game, de televisão, de moda... o que for, deve incluir nas suas paixões e hobbies os estudos! Ame estudar com toda a paixão que você tem por algum lazer. Afinal, estudar e aprender o que você gosta é tudo de bom!
Essa é uma dica de ouro! A melhor coisa é revisar o conteúdo da aula logo que chega em casa. Mas bem que, quando chega em casa depois da aula, o que você mais quer é deitar na cama e capotar ou comer aquele rango que tava na geladeira te esperando, e o que você menos pensa é em estudar, né? Isso acontece comigo, eu confesso, mas não criemos pânico... O ideal é, pelo menos, estudar uma semana antes da prova, no mínimo. E organize rigorosamente o que você vai estudar em cada dia, reservando preferencialmente a véspera da prova para revisar geral. Ou seja, cada dia estuda um conteúdo e na véspera faz revisão de tudo que viu... é assim.
Nunca na sua vidinha estude na véspera tudo. Nunca! Seu cérebro é sim um órgão poderoso, mas o coitadinho não memoriza tudo de uma vez aquela bomba de conteúdo. O ideal é estudar bem antes e deixar só pro final revisar tudo, que aí o seu cérebro já "digeriu" boa parte do assunto, e na revisão é mais pra reforçar mesmo, o que ajuda bastante!
Aqui eu gostaria de fornecer algumas dicas de como estudar.
Eu confesso que na minha vida nem sempre fui estudiosa! Na escola então, eu passava tudo raspando, de recuperação e pá, era uma época que eu só queria saber de Pokémon e etc, e esquecia dos estudos. Não é para menos, como uma grande parte dos estudantes, eu não gostava de escola.
E esta aí um erro grave: achar que estudos é só uma obrigação. Sim, claro, estudar é uma obrigação PARA TODA A VIDA. Hoje em dia não basta só ensino médio completo, não basta faculdade. Hoje em dia você tem que PROVAR que você é dedicado o suficiente para fazer da sua profissão a sua melhor realização. Provar para os outros de certo modo, sim. Mas provar principalmente para você.
Porque, pensando bem, é você que escolhe: você quer ter um trabalhinho medíocre de "balconista de loja", como meu professor diz? Ou você quer um trabalho bom, de verdade, em que você se sinta realizado? E claro, ganhando um salário à altura. Há uma boa e uma má notícia. A má é que isso não cai do céu, e a boa é que é possível sim você conquistar. Pode ter certeza que depois vai compensar cada gota de suor do seu esforço!
E sabe, eu acredito em uma coisa: que esse negócio de trabalho ser ruim e ser uma merda é coisa do passado! Ninguém deve fazer algo que odeie a vida inteira. Os chineses escravizados mesmo não aguentam e se matam literalmente porque não aguentam aquela vida (sim, isso existe, infelizmente). A diferença é que você tem sua livre escolha para decidir o que você quer fazer e quando. Você não é um escravo, você é livre para fazer o que tanto desejar.
O livre arbítrio é uma coisa engraçada. Na verdade, você tem muito mais liberdade do que imagina, do que suas crenças imaginam. Você por exemplo pode sair de onde você está, começar a caminhar agora mesmo pela praça, e tornar isso um hábito para emagrecer. Sim, um empurrãozinho e um hábito fazem um milagre que você não imagina o potencial. Ta aí o segredo daquelas pessoas que conseguem emagrecer consideravelmente, e também está aí uma dica valiosa para o sucesso: atitude e hábitos que te levem a uma meta!
E qual é a sua meta?
Assim que você já sabe a sua meta, você já está pronto para caminhar até ela. Construa um hábito. Se você está na faculdade e quer ter sucesso profissional, a melhor coisa que você faz é construir um hábito de estudar. Isso vai ser a sua vida, não é mesmo?
Não sou eu que digo isso, e sim é o que a gente vê de pessoas bem sucedidas no mundo inteiro, que a "cabeça" delas é diferente da maioria, elas não aceitam mediocridade, elas agem!
Cheiro de conhecimento!!!
DICAS DE ESTUDO:
Agora que expressei a importância dos estudos, gostaria de deixar aqui um pouco de dicas para você ter em mente para prosseguir e aprimorar seus estudos. Coisas que, obviamente, fazem diferença para mim (só vou colocar as dicas que realmente eu penso e dão certo para mim). Aqui estão as dicas:
Tenha em mente esses seguintes fatos...
- Tenha consciência que a faculdade/curso que você está fazendo é uma oportunidade grande na sua vida, então aproveite, aprenda ao máximo, é a chance de você se dedicar!
- Você quer ser um profissional ruim ou bom? Se quer ser bom, mãos à obra, dedicação total!
- Se você gosta do que você estuda, do que você aprende, é isso que importa. Tem que amar o que faz. Como dizia Jobs, o melhor trabalho é aquele que você ama!
Hábitos de estudo...
(Finalmente...) 8 Dicas que poderão te salvar:
- Tenha um canto de estudos.
Encontre um lugar para estudar, que seja bom para você se concentrar nos estudos.
- Estudar é conhecimento!
Uma das coisas que mais gosto de estudar é que adquire conhecimento. Você não só se torna alguém melhor, como também, com o conhecimento, será um profissional bom. Além disso, te faz ser uma pessoa mais interessante, mais cult, e poderá ter muitas oportunidades futuramente.
- Estude para tirar um 10!
Estude sem dó mesmo! Mostre o seu melhor. A média é coisa para medíocre e você não deve aceitar mediocridade. Ser um profissional "mais ou menos"? Nem ferrando!
- Treine sua memória
Não sabe como memorizar aquele monte de assunto da disciplina? Eu tenho uma dica: faça um resumo do resumo do resumo. É trabalhoso? Vish, ô seee é! Mas vale a pena! Até demais! Eu faço isso direto e digo seguramente que funciona bastante!
- Tenha um cobaia para ensinar
Arruma uma vítima para você explicar tudo que está aprendendo. Eu sempre procuro minha irmã ou o bofe, esses dois são ótimos e sempre me apoiam nos estudos. Mas se não tem alguém de boa vontade para ouvir toda aquela sua explicação de teorema de Pitágoras, vale reunir os ursinhos de pelúcia e ensinar a eles mesmo.
- Compartilhe o que aprendeu
Isso é muito bom, ajuda as pessoas, e todo mundo aprende. Converse com seus colegas sobre o que você concluiu, o que você fez, e se possível ajude-os tirando algumas dúvidas. É bom para todo mundo.
- Estudar é um hobby
Da mesma forma que você gosta de vídeo-game, de televisão, de moda... o que for, deve incluir nas suas paixões e hobbies os estudos! Ame estudar com toda a paixão que você tem por algum lazer. Afinal, estudar e aprender o que você gosta é tudo de bom!
- Tenha datas para revisar os conteúdos
Essa é uma dica de ouro! A melhor coisa é revisar o conteúdo da aula logo que chega em casa. Mas bem que, quando chega em casa depois da aula, o que você mais quer é deitar na cama e capotar ou comer aquele rango que tava na geladeira te esperando, e o que você menos pensa é em estudar, né? Isso acontece comigo, eu confesso, mas não criemos pânico... O ideal é, pelo menos, estudar uma semana antes da prova, no mínimo. E organize rigorosamente o que você vai estudar em cada dia, reservando preferencialmente a véspera da prova para revisar geral. Ou seja, cada dia estuda um conteúdo e na véspera faz revisão de tudo que viu... é assim.
Nunca na sua vidinha estude na véspera tudo. Nunca! Seu cérebro é sim um órgão poderoso, mas o coitadinho não memoriza tudo de uma vez aquela bomba de conteúdo. O ideal é estudar bem antes e deixar só pro final revisar tudo, que aí o seu cérebro já "digeriu" boa parte do assunto, e na revisão é mais pra reforçar mesmo, o que ajuda bastante!
19 de out. de 2014
ALGAS EUCARIONTES
[Conteúdo de livro+caderno das aulas+ slides. Deixe seu feedback nos comentários, se necessário. Valeuu!! Fonte imagens: Google]
As algas procariontes são as cianobactérias, que são do reino Monera (o famoso reino das bactérias). Confira sobre as cianobactérias clicando aqui.
Quer ver um geralzão sobre as características de algas? Clique aqui.
Quer ver resumão e o ciclo de vida delas? Clique aqui, e saiba tudo da vida íntima delas.
[Nesse post vou detalhar sobre as algas eucariontes e bem que é muita coisa, eu sugiro um estudo por meio de uma tabela ou por ligação de característica ou qualquer coisa que você achar para memorizar sobre elas. Vou dar um exemplo de estudo por meio de tabela:]
Exemplo de estudo por meio de tabela que eu fiz no Word, sobre as algas e seus pigmentos fotossintetizantes.
- Sugere-se que seus cloroplastos surgiram através de fagocitose.
- Reprodução: Mitose e citocinese longitudinal
- Mancha oceolar (estigma) é fotossíntese.
- Vacúolo contráctil: regula osmolaridade celular
- 900 spp.
TRACHELOMONA:
- Possui envoltório com minerais de ferro e manganês.
- IMPORTANTES ECOLOGICAMENTE: Palatabilidade e ricas em ácidos graxos poliinsaturados - alimento para zooplancton.
- ALGAS DOURADAS.
- Algumas se alimentam de bactérias
- FLORAÇÕES TÓXICAS MARINHAS: Crysochomulina e Prymnesium
- Também conhecidos como Pyrrophyta
- ZOOXANTELAS: Simbiose com animais marinhos como esponjas, anêmonas, etc. Não possuem tecas.
- Alguns são heterótróficos: alimentam-se de células e carbono orgânico.
- A origem de seus cloroplastos sugere-se de crisofíceas ingeridas.
- Reprodução; Divisão longitudinal.
- MARÉS VERMELHAS: Tóxicos; causam DOENÇAS gastrointestinais, respiratórias ou neurológicas. O aparecimento das FLORAÇÕES está relacionado com a produção de cistos, com nutrientes na água.
- FICOTOXINAS: A alga Gonyaulax é uma das responsáveis pela maré vermelha por sua proliferação. Essa substância envenena animais aquáticos, que ao serem ingeridos pelo homem, atuam como neurotoxinas.
- Pfiesteria piscicida: tem fase amebóide e a não amebóide. Suas florações causam feridas nos peixes.
- ALGAS DOURADAS
- Unicelulares ou coloniais
- Fotossintetizantes; podem ingerir bactérias e partículas orgânicas (como as Dinobryon)
- Synura tem escamas de sílica. Presença de suas escamas no lodo indica que o lago já foi frio e ácido.
- MARÉS MARRONS TÓXICAS: causadas por Heterosigma e Aureococcus, prejudicando indústria de moluscos, crustáceos e salmão.
- FLORAÇÕES em água doce causam odor e sabor desagradável
- Unicelulares ou coloniais
- DIATOMÁCEAS
- MUCILAGEM: Proteção das colônias, locomoção, flutuação e reprodução.
- REPRODUÇÃO: ASSEXUADA: por bipartição, após mitose. Cada célula filha conserva uma valva da célula-mãe e segrega a hipovalva, como consequência verifica-se uma redução progressiva de tamanho ao fim de algumas gerações. SEXUADA: Formação de auxósporo, o mais frequente.
- BIOINDICADORAS de sensibilidade
- Podem formar quistos de resistência, sobrevivendo assim às condições adversas.
- FLORAÇÕES em climas temperados no início da primavera (quando a água contém elevadas quantidades de nutrientes como nitrato, fosfato e silicato) e aumento de luminosidade; e segundo pico no outono. Essas florações ("blooms") podem haver uma considerável proliferação dessas algas. Porém, essas algas produzem substâncias tóxicas, envenenando peixes, moluscos e outros animais aquáticos, que ingeridos pelo homem podem atuar como neurotoxinas.
- Dividem-se em espécies planctônicas (vivem na coluna de água), e espécies perifíticas (que normalmente se fixam a substrato)
- TERRA DE DIATOMÁCEAS: É um pó inerte proveniente de algas diatomáceas fossilizadas. Possui dióxido de sílica como seu principal ingrediente. A sílica tem capacidade de desidratar os insetos (matando-os entre 1~7 dias). É um produto seguro para operador e consumidor de grãos, com duração inseticida duradoura, não perdendo efeito ao longo do tempo. Também usado como: aditivo alimentar (para rações ou consumo humano).
- ALGAS PARDAS
- Não existem formas coloniais, nem unicelulares. As formas mais simples são pluricelulares microscópicas epífitas. As mais complexas atingem até 60m.
- Organização do talo: Filamentosa, Pseudoparenquimatosa, ou Parenquimatosa.
- KELPS: Formados pelas algas Macrocystis e Laminaria, de grande porte e agrupadas, comuns em regiões de águas frias.
- IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: Nos EUA, os sargaços são usados de fertilizantes (por serem ricos em nitrato, fosfato, potássio e iodo) e ´produção de ração animal. No ORIENTE, algumas são comidas cruas (Laminaria = Kumbu; Uridaria = Wakame). A Fucus vesiculosus tem propriedades medicinais.
- ÁCIDO ALGÍNICO (Algina) é produzido pelas algas de região costeira, é um meio de proteção contra o ressecamento durante a maré baixa.
- ESTABILIZANTES (ET): Substâncias que facilitam dissolução, aumentam a viscosidade dos ingredientes, ajudam a evitar a formação de cristais que afetariam a textura e mantêm a aparência homogênea do produto. Dificilmente são usados domesticamente. São mais requisitados para a produção industrial em produtos como sorvete, iogurtes e chocolates.
- CICLO DE VIDA: Alternância de gerações (tem gametófito e esporófito); meiose espórica.
- ALGAS VERDES
- Tamanho: desde microscópicas até 8m de comprimento.
- Tipo de talo: Unicelulares flageladas, não flageladas; coloniais móveis e não-móveis; filamentosas e laminares.
- Fuso mitótico não é persistente
- Núcleos filhos separados por um ficoplasto
- IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: A Ulva, conhecida como alface-da-praia, e a clorofícea Monostroma são muito apreciadas no Japão, onde recebem o nome de Aonore. Nas filipinas, a alga preferida é a Caulerpa. Algumas tem propriedades medicinais, como a Codium que é empregada como vermífugo.
- CLASSES:
CHLOROPHYCEAE: Chlamydomona - Unicelulares com dois flagelos iguais; tem mancha oceolar; Pirenóide envolto por amido no cloroplasto; Vacúolo contráctil, Parede celular fina glicoprotéica, Reprodução sexuada (meiose zigótica). Volvox - Colônias móveis esféricas; 500~60000 células; Colônias filhas se formam no interior da célula mãe. Hydrodictyon - Coloniais não móveis; possuem zoósporos (esporos produzidos por mitose) que se agrupam em arranjos geométricos; Perdem flagelo; Formam as células componentes das redes. Oedogonium - Filamentosas; Reprodução assexuada por zoósporos, reprodução sexuada oogâmica, meiose zigótica.
ULVOPHYCEAE: Principalmente marinhas, Filamentosas ou laminares; Mitose fechada, envelope nuclear persiste; Fuso persistente durante citocineses; Células flageladas radialmente simétrica com flagelos apicais (2, 4, ou muitos flagelos); Alternância de gerações com meiose espórica ou Fase diploide dominante com meiose gamética.
CHAROPHYCEAE: Carofíceas. Unicelulares, coloniais, filamentosos e parenquimatosos. Relação de parentesco com as plantas; Quebra do envelope nuclear na mitose; Fusos persistentes; Fragmoplastos na citocinese; Fitocromo. Coleochaete (pelo com bainha) - cresce sobre rochas e caules de plantas aquáticas em lagos, consistem de disco parenquimatoso. Outras características semelhantes às plantas: Anterozóides produzidos em anterídeos multicelulares, oosferas produzidas em oogônios formado por células longas retorcidas, Meiose zigótica, Zigotos recobertos por esporolenina (material em grãos de pólen).
- ALGAS VERMELHAS
- CLOROPLASTO DE RHODOPHYTA: Os tilacóides não estão agregados como nas outras algas; Se assemelham a uma célula cianofícea.
- PIRENÓIDE somente presente em algumas spp.
- Não possuem centríolos: organização de microtúbulos pelos anéis polares.
- ALGAS CORALÍNEAS: Algumas rodofíceas apresentam deposição de carbonato de cálcio na parede celular = aspecto rígido.
- IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: Algas Corallina e Jania usadas como vermífugo, e até como preparação para implantes dentários. Algas como a Lithophyllum usadas como aditivos alimentares para gado e porcos, e filtração de água para retirar acidez. Das algas Chandrus e Gellidium são retirados respectivamente, carregenina e ágar-ágar, usados na indústria cosmética, farmacêutica, e alimentícia como estabilizadores, dão consistência a doces e sorvetes, e também produção de gelatinas. O ágar-ágar é usado nos laboratórios de bacteriologia há mais de 100 anos como meio de cultura para microrganismos. NORI: é a alga do gênero Porphyra, de aspecto foliáceo e filamentoso, usada para alimentos (alga do sushi)
ALGAS EUCARIONTES
As algas procariontes são as cianobactérias, que são do reino Monera (o famoso reino das bactérias). Confira sobre as cianobactérias clicando aqui.
Quer ver um geralzão sobre as características de algas? Clique aqui.
Quer ver resumão e o ciclo de vida delas? Clique aqui, e saiba tudo da vida íntima delas.
[Nesse post vou detalhar sobre as algas eucariontes e bem que é muita coisa, eu sugiro um estudo por meio de uma tabela ou por ligação de característica ou qualquer coisa que você achar para memorizar sobre elas. Vou dar um exemplo de estudo por meio de tabela:]
Exemplo de estudo por meio de tabela que eu fiz no Word, sobre as algas e seus pigmentos fotossintetizantes.
AS DIVISÕES DE
ALGAS EUCARIONTES[Em base do livro e dos slides]
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
EUGLENOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Ausente; ou Clorofila A e B e Carotenóides.
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Paramido
- HABITAT: Maioria água doce; alguns marinhos.
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Sem parede celular, Possui película sob a membrana plasmática.
- CARACTERÍSTICAS: Possui flagelos; 2/3 são heterótrofos (incolores) se alimentando de compostos orgânicos; Possuem pirenóides.
- Sugere-se que seus cloroplastos surgiram através de fagocitose.
- Reprodução: Mitose e citocinese longitudinal
- Mancha oceolar (estigma) é fotossíntese.
- Vacúolo contráctil: regula osmolaridade celular
- 900 spp.
TRACHELOMONA:
- Possui envoltório com minerais de ferro e manganês.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CRYPTOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Ausente; ou Clorofila A e C, Ficobilinas (alga vermelha) e Carotenóides (alga verde) - evidências de endossimbiose.
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Amido
- HABITAT: Marinhas e de água doce
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Sem parede celular. Placas de proteína na membrana plasmática.
- CARACTERÍSTICAS: Dois flagelos.
- Coloração castanha, verdes, verde azuladas, ou vermelhas.
- Há as incolores que fazem fagocitose de bactérias.
- 200 spp.- IMPORTANTES ECOLOGICAMENTE: Palatabilidade e ricas em ácidos graxos poliinsaturados - alimento para zooplancton.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
HAPTOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Clorofila A e C, Fucoxantina (em algumas spp) e Carotenóides.
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Crisolaminarina.
- HABITAT: Maioria marinha, algumas de água doce.
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Escamas de celulose ou de matéria orgânica calcificada (COCOLITOS).
- CARACTERÍSTICAS: Flagelos ausentes ou em pares = Haptonema. Flagelos com função de "pescar" alimento. Alguns são amebóides.
- ALGAS DOURADAS.
- Algumas se alimentam de bactérias
- FLORAÇÕES TÓXICAS MARINHAS: Crysochomulina e Prymnesium
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
DINOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Ausentes em muitos. Podem ter Clorofila A e C, Carotenóides (Peridinina - cor amarronzada).
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Amido
- HABITAT: Maioria marinho. Alguns são de água doce. Alguns em relação simbiótica.
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Camada de vesículas sob membrana plasmática. Pode ou não ter placas de celulose.
- CARACTERÍSTICAS: Flagelos ausentes (imóveis) ou em dois sulcos perpendiculares entre si (movimento em rodopio). Placas celulósicas internas a membrana celular (teca dentro de vesículas).
- Também conhecidos como Pyrrophyta
- ZOOXANTELAS: Simbiose com animais marinhos como esponjas, anêmonas, etc. Não possuem tecas.
- Alguns são heterótróficos: alimentam-se de células e carbono orgânico.
- A origem de seus cloroplastos sugere-se de crisofíceas ingeridas.
- Reprodução; Divisão longitudinal.
- MARÉS VERMELHAS: Tóxicos; causam DOENÇAS gastrointestinais, respiratórias ou neurológicas. O aparecimento das FLORAÇÕES está relacionado com a produção de cistos, com nutrientes na água.
- FICOTOXINAS: A alga Gonyaulax é uma das responsáveis pela maré vermelha por sua proliferação. Essa substância envenena animais aquáticos, que ao serem ingeridos pelo homem, atuam como neurotoxinas.
- Pfiesteria piscicida: tem fase amebóide e a não amebóide. Suas florações causam feridas nos peixes.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CHRYSOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Ausentes; ou Clorofila A e C, Carotenóides, e principalmente Fucoxantinas (dá a cor dourada).
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Crisolaminanarina
- HABITAT: Maioria água doce. Algumas marinas.
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Ausentes; Escamas de sílica ou escamas de celulose.
- CARACTERÍSTICAS: Flagelos ausentes, ou com dois.
- ALGAS DOURADAS
- Unicelulares ou coloniais
- Fotossintetizantes; podem ingerir bactérias e partículas orgânicas (como as Dinobryon)
- Synura tem escamas de sílica. Presença de suas escamas no lodo indica que o lago já foi frio e ácido.
- MARÉS MARRONS TÓXICAS: causadas por Heterosigma e Aureococcus, prejudicando indústria de moluscos, crustáceos e salmão.
- FLORAÇÕES em água doce causam odor e sabor desagradável
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
BACILLARIOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Ausentes; ou Clorofila A e C, Carotenóides, principalmente Fucoxantinas, Xantofilas.
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Crisolaminanarina
- HABITAT: Marinha, ou de água doce, ou salobras
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Frústula impregnada com sílica. A frústula consiste em duas valvas (epivalva e hipovalva) que encaixam uma na outra lateralmente, numa zona composta por cinturas conectivas.
- CARACTERÍSTICAS: Ausentes de flagelos
- Unicelulares ou coloniais
- DIATOMÁCEAS
- MUCILAGEM: Proteção das colônias, locomoção, flutuação e reprodução.
- REPRODUÇÃO: ASSEXUADA: por bipartição, após mitose. Cada célula filha conserva uma valva da célula-mãe e segrega a hipovalva, como consequência verifica-se uma redução progressiva de tamanho ao fim de algumas gerações. SEXUADA: Formação de auxósporo, o mais frequente.
- BIOINDICADORAS de sensibilidade
- Podem formar quistos de resistência, sobrevivendo assim às condições adversas.
- FLORAÇÕES em climas temperados no início da primavera (quando a água contém elevadas quantidades de nutrientes como nitrato, fosfato e silicato) e aumento de luminosidade; e segundo pico no outono. Essas florações ("blooms") podem haver uma considerável proliferação dessas algas. Porém, essas algas produzem substâncias tóxicas, envenenando peixes, moluscos e outros animais aquáticos, que ingeridos pelo homem podem atuar como neurotoxinas.
- Dividem-se em espécies planctônicas (vivem na coluna de água), e espécies perifíticas (que normalmente se fixam a substrato)
- TERRA DE DIATOMÁCEAS: É um pó inerte proveniente de algas diatomáceas fossilizadas. Possui dióxido de sílica como seu principal ingrediente. A sílica tem capacidade de desidratar os insetos (matando-os entre 1~7 dias). É um produto seguro para operador e consumidor de grãos, com duração inseticida duradoura, não perdendo efeito ao longo do tempo. Também usado como: aditivo alimentar (para rações ou consumo humano).
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
PHAEOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Clorofila A, e Clorofilas C1 e C2, Carotenóides, principalmente Fuxocantinas (Xantofilas)
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Laminarina e Manitol no citoplasma
- HABITAT: Quase todas são marinhas, crescendo em maior parte em regiões temperadas ou polares
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Celulose, Ácido algínico, e às vezes carbonato de Cálcio; Algumas espécies possuem plasmodesmos.
- CARACTERÍSTICAS: Dois flagelos laterais.
- ALGAS PARDAS
- Não existem formas coloniais, nem unicelulares. As formas mais simples são pluricelulares microscópicas epífitas. As mais complexas atingem até 60m.
- Organização do talo: Filamentosa, Pseudoparenquimatosa, ou Parenquimatosa.
- KELPS: Formados pelas algas Macrocystis e Laminaria, de grande porte e agrupadas, comuns em regiões de águas frias.
- IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: Nos EUA, os sargaços são usados de fertilizantes (por serem ricos em nitrato, fosfato, potássio e iodo) e ´produção de ração animal. No ORIENTE, algumas são comidas cruas (Laminaria = Kumbu; Uridaria = Wakame). A Fucus vesiculosus tem propriedades medicinais.
- ÁCIDO ALGÍNICO (Algina) é produzido pelas algas de região costeira, é um meio de proteção contra o ressecamento durante a maré baixa.
- ESTABILIZANTES (ET): Substâncias que facilitam dissolução, aumentam a viscosidade dos ingredientes, ajudam a evitar a formação de cristais que afetariam a textura e mantêm a aparência homogênea do produto. Dificilmente são usados domesticamente. São mais requisitados para a produção industrial em produtos como sorvete, iogurtes e chocolates.
- CICLO DE VIDA: Alternância de gerações (tem gametófito e esporófito); meiose espórica.
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
CHLOROPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Clorofila A e B, Carotenóides
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Amido
- HABITAT: Água doce (maioria planctonica) ou marinha, muitas em relação simbiótica (líquens, esponjas, etc)
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Celulose, Hemicelulose e substâncias pécticas.
- CARACTERÍSTICAS: Flagelos ausentes ou com dois. Gametas e esporos flagelados. Algumas possuem fitocromo.
- ALGAS VERDES
- Tamanho: desde microscópicas até 8m de comprimento.
- Tipo de talo: Unicelulares flageladas, não flageladas; coloniais móveis e não-móveis; filamentosas e laminares.
- Fuso mitótico não é persistente
- Núcleos filhos separados por um ficoplasto
- IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: A Ulva, conhecida como alface-da-praia, e a clorofícea Monostroma são muito apreciadas no Japão, onde recebem o nome de Aonore. Nas filipinas, a alga preferida é a Caulerpa. Algumas tem propriedades medicinais, como a Codium que é empregada como vermífugo.
- CLASSES:
CHLOROPHYCEAE: Chlamydomona - Unicelulares com dois flagelos iguais; tem mancha oceolar; Pirenóide envolto por amido no cloroplasto; Vacúolo contráctil, Parede celular fina glicoprotéica, Reprodução sexuada (meiose zigótica). Volvox - Colônias móveis esféricas; 500~60000 células; Colônias filhas se formam no interior da célula mãe. Hydrodictyon - Coloniais não móveis; possuem zoósporos (esporos produzidos por mitose) que se agrupam em arranjos geométricos; Perdem flagelo; Formam as células componentes das redes. Oedogonium - Filamentosas; Reprodução assexuada por zoósporos, reprodução sexuada oogâmica, meiose zigótica.
ULVOPHYCEAE: Principalmente marinhas, Filamentosas ou laminares; Mitose fechada, envelope nuclear persiste; Fuso persistente durante citocineses; Células flageladas radialmente simétrica com flagelos apicais (2, 4, ou muitos flagelos); Alternância de gerações com meiose espórica ou Fase diploide dominante com meiose gamética.
CHAROPHYCEAE: Carofíceas. Unicelulares, coloniais, filamentosos e parenquimatosos. Relação de parentesco com as plantas; Quebra do envelope nuclear na mitose; Fusos persistentes; Fragmoplastos na citocinese; Fitocromo. Coleochaete (pelo com bainha) - cresce sobre rochas e caules de plantas aquáticas em lagos, consistem de disco parenquimatoso. Outras características semelhantes às plantas: Anterozóides produzidos em anterídeos multicelulares, oosferas produzidas em oogônios formado por células longas retorcidas, Meiose zigótica, Zigotos recobertos por esporolenina (material em grãos de pólen).
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
RHODOPHYTA
- PIGMENTOS FOTOSSINTETIZANTES: Clorofila A e D, Ficobilinas, Carotenóides
- RESERVA DE CARBOIDRATO: Amido das florídeas
- HABITAT: Maioria em bentos marinhos, poucas spp de água doce; Muitas spp. tropicais. Muito encontradas nas costas brasileiras.
- COMPONENTES DA PAREDE CELULAR: Celulose (camada interna); Ágar e Carragenano (camada externa)
- CARACTERÍSTICAS: Sem flagelos.
- ALGAS VERMELHAS
- CLOROPLASTO DE RHODOPHYTA: Os tilacóides não estão agregados como nas outras algas; Se assemelham a uma célula cianofícea.
- PIRENÓIDE somente presente em algumas spp.
- Não possuem centríolos: organização de microtúbulos pelos anéis polares.
- ALGAS CORALÍNEAS: Algumas rodofíceas apresentam deposição de carbonato de cálcio na parede celular = aspecto rígido.
- IMPORTÂNCIA ECONÔMICA: Algas Corallina e Jania usadas como vermífugo, e até como preparação para implantes dentários. Algas como a Lithophyllum usadas como aditivos alimentares para gado e porcos, e filtração de água para retirar acidez. Das algas Chandrus e Gellidium são retirados respectivamente, carregenina e ágar-ágar, usados na indústria cosmética, farmacêutica, e alimentícia como estabilizadores, dão consistência a doces e sorvetes, e também produção de gelatinas. O ágar-ágar é usado nos laboratórios de bacteriologia há mais de 100 anos como meio de cultura para microrganismos. NORI: é a alga do gênero Porphyra, de aspecto foliáceo e filamentoso, usada para alimentos (alga do sushi)
16 de out. de 2014
Para descontrair...
Já passou seu "xixi de tubarão" hoje?
Estudando com a irmã, a gente ri bastante e aprende. Hoje fui estudar e acabei pedindo a ajuda dela, para conseguir memorizar os nomes e tudo mais... apesar de muitas risadas que tivemos, assim é que se aprende:
EU: Me ajuda com esses nomes? (Entrego a folha com os nomes dos grupos de peixes a ela) Você pergunta e eu respondo.
IRMÃ: Ajudo. Quais são os Clupeomorpha?
EU: São as sardinhas. Ah, e as anchovas!
IRMÃ: Noossa! Anchovas!
EU: Sim o.O Você gosta?
IRMÃ: Nem sabia que eram peixes!
(risos)
EU: Preciso saber por quê peixes de água doce não resistem em água do mar...
IRMÃ: E por quê?
EU: Deixa eu ver aqui, ah, eles mijam muito. Mas no caso do tubarão, ele secreta muita uréia para fazer essa regulação osmótica.
IRMÃ: Uréia???
EU: É.
(E ela pega um dos potinhos de creme para pés e lê "uréia")
IRMÃ: Então... uréia é xixi de tubarão??? Meu creme tem xixi de tubarão?? (e pega outro pote de creme contendo uréia) Eu ia emprestar para a Paula esse creme com xixi de tubarão!!
(risos)
EU: Mas então a diferença dos peixes de água doce...
IRMÃ: O que seria água doce?
EU: Ah, é rio, lago, etc...
IRMÃ: Não é água com açúcar?
(risos)
É claro que os potinhos de creme não são feitos com xixi de tubarão, mas como meu prof. de técnico diz, a gente costuma memorizar as coisas bobas e divertidas com muito mais rapidez e eficiência. E é verdade, vale a dica. Agora sempre vou lembrar de regulação osmótica ao ver aqueles potes de creme. hauushahuhaus
PEIXES - Adaptações Estruturais e Funcionais
[Continuação da aula de 10/10. Conteúdo baseado nos slides da aula.]
- Mecanismo propulsor = musculatura do tronco e da cauda constituída por músculos arranjados em zig-zag.
As fibras musculares se conectam com as dos adjacentes e com a coluna vertebral, sendo possível controlar o movimento ondulatório.
- É produzido por células mucosas auxiliando no atrito com a água.
Por outro lado, a água suporta o peso do animal fazendo com que ele gaste menos energia para neutralizar a força da gravidade (pura física isso!!).
- Por os peixes serem mais pesados que a água, tendendo a afundar, a bexiga natatória auxilia em regular o volume de gás, ajudando a regular a flutuação neutra e localizá-lo na coluna d'água.
TUBARÃO E ALGUNS OUTROS PEIXES (ATUM) não possuem bexiga natatória, então eles precisam andar constantemente para permanecer na coluna d'água. As nadadeiras ajudam na manutenção da posição e direcionamento do movimento.
As brânquias são os órgãos mais eficientes que tem para extrair oxigênio ambiente. Na água há menos que 1/20 do oxigênio presente no ar.
O opérculo (tampa) protege as brânquias e atua como um sistema bombeador da água da cavidade oral para as brânquias. A ação de bombeamento nas cavidades oral e opercular cria pressão positiva através das brânquias.
As brânquias são compostas por filamentos finos cobertos por delicado tecido epidérmico que se dobra formando lamelas. As lamelas são ricamente vascularizadas. A água passa num fluxo contrário ao sangue, maximizando as trocas gasosas.
ADAPTAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS NOS PEIXES
- LOCOMOÇÃO:
- Mecanismo propulsor = musculatura do tronco e da cauda constituída por músculos arranjados em zig-zag.
As fibras musculares se conectam com as dos adjacentes e com a coluna vertebral, sendo possível controlar o movimento ondulatório.
- MUCO:
- É produzido por células mucosas auxiliando no atrito com a água.
Por outro lado, a água suporta o peso do animal fazendo com que ele gaste menos energia para neutralizar a força da gravidade (pura física isso!!).
- FLUTUAÇÃO NEUTRA E BEXIGA NATATÓRIA (Vesícula Gasosa):
- Por os peixes serem mais pesados que a água, tendendo a afundar, a bexiga natatória auxilia em regular o volume de gás, ajudando a regular a flutuação neutra e localizá-lo na coluna d'água.
TUBARÃO E ALGUNS OUTROS PEIXES (ATUM) não possuem bexiga natatória, então eles precisam andar constantemente para permanecer na coluna d'água. As nadadeiras ajudam na manutenção da posição e direcionamento do movimento.
- RESPIRAÇÃO
As brânquias são os órgãos mais eficientes que tem para extrair oxigênio ambiente. Na água há menos que 1/20 do oxigênio presente no ar.
O opérculo (tampa) protege as brânquias e atua como um sistema bombeador da água da cavidade oral para as brânquias. A ação de bombeamento nas cavidades oral e opercular cria pressão positiva através das brânquias.
As brânquias são compostas por filamentos finos cobertos por delicado tecido epidérmico que se dobra formando lamelas. As lamelas são ricamente vascularizadas. A água passa num fluxo contrário ao sangue, maximizando as trocas gasosas.
Peixes pelágicos, como o tubarão e o atum, são nadadores velozes e obrigatórios, nadam de boca aberta, criando uma ventilação forçada pelas brânquias.
- COMPORTAMENTO ALIMENTAR
Peixes gastam a maior parte de sua energia se alimentando ou procurando alimento. Maior parte dos peixes são carnívoros. Muitos são herbívoros, filtradores, onívoros, detritívoros ou parasitas. Desenvolveram adaptações para cada hábito alimentar.
- REPRODUÇÃO
- Bissexual: (não é o que você está pensando). É quando oócito e espermatozóide se desenvolvem separadamente, em fêmeas e machos, respectivamente.
- Ovulíparos: Maioria dos peixes. Fecundação e desenvolvimento embrionário são externos.
- Ovíparos: Fecundação interna e desenvolvimento embrionário externo.
- Ovovivíparos: Fecundação e desenvolvimento embrionário internos, sem cuidado maternal na nutrição do embrião.
- Vivíparos: Fecundação e desenvolvimento embrionário internos, com cuidado maternal na nutrição do embrião.
REGULAÇÃO OSMÓTICA
Regulação osmótica, ou osmorregulação é, a grosso modo, a regulação do fluxo de água nas células.
- PEIXES DE ÁGUA DOCE
A água é mais diluída que o sangue dos peixes => água tende a entrar por osmose e sais tendem a sair (brânquias). Consequentemente, peixes quase não bebem água mas produzem muita urina diluída e possuem células absortivas de sais no epitélio branquial.
- PEIXES MARINHOS
A água é mais concentrada que o sangue dos peixes => água tende a sair por osmose e sais tendem a entrar (brânquias). Para compensar, peixes marinhos bebem a água e eliminam o excesso por sais por:
- Células secretoras de sais no epitélio branquial
- Via das fezes e urina secretadas
14 de out. de 2014
ALGAS - Conceitos Gerais - Parte 2
[Material do caderno + slides. Deixe seu feedback nos comentários se necessário. Imagens: google]
INTRODUÇÃO ÀS ALGAS
Há cerca de 22 mil espécies de algas.
Podem ser unicelular ou pluricelular.
Sedentárias ou móveis (flagelos)
Parede celular com matriz celulósica com mucilagem (polissacarídeos envolvendo colônias de algas).
Sem tecidos/estruturas condutores
Para Lineu, algas são organismos que fazem fotossíntese, que tem clorofila A e não possuem células estéreis.
Células estéreis significa células incapazes de se reproduzir. No caso das algas, elas são ninjas quando o assunto é reprodução, pois, todas as suas células podem formar novo indivíduo.
Podem viver em ambientes de: água doce (= águas continentais), marinho, salobra, solo, pedras, madeiras, suspensão na atmosfera, em simbiose com fungos (líquens), em simbiose com animais marinhos (zooxantelas).
Quanto à fixação no substrato, elas podem ser: bentônicas (presas ao substrato), ou plantônicas (de vida livre).
Importância ecológica: São a base da cadeia alimentar, são responsáveis por incríveis 90% do fotossíntese do planeta, e as cianobactérias (algas do reino Monera) são responsáveis por fixação do nitrogênio.
Importância econômica: Alimentação, remédios, terra de diatomáceas (esqueletos sílicos usados em tintas, isolantes térmicos, abrasivos e filtro).
Quando elas são nocivas ao meio ambiente e ao homem? Floração nas águas, maré vermelha (foto abaixo), etc.
ASSEXUADA
- Divisão binária
- Fragmentação (alguma parte se destaca e forma outro indivíduo)
- Autocolônias (formação)
- Esporos (Acinetos , etc)
SEXUADA
- Tipos de gametas: Isogamia, Anisogamia, ou Oogamia (verificar conceitos no post do ciclo de vida)
TIPOS DE CICLO DE VIDA MAIS COMUNS:
- Haplobionte Haplonte (Adulto haploide que produz gametas por mitose, após fecundação ocorre meiose zigótica)
- Haplodiplobionte (Alternância de gerações)
As algas não possuem raízes, nem caule, nem folhas verdadeiras.
Formas de crescimento: apical, basal ou intercalar.
O talo pode ser:
- Unicelular
- Colonial cenóbico (número fixo de células)
- Colonial não cenóbico
- Filamentoso Unisseriado
- Filamentoso Plurisseriado
- Membranoso ou foliáceo
- Na forma UNICELULAR
- COLONIAL CENÓBICO
- TALO FILAMENTOSO UNISSERIADO
- ALGAS CONJUGADAS
- TALO LAMINAR
- TALO CENOCÍTICO
INTRODUÇÃO ÀS ALGAS
Há cerca de 22 mil espécies de algas.
Podem ser unicelular ou pluricelular.
Sedentárias ou móveis (flagelos)
Parede celular com matriz celulósica com mucilagem (polissacarídeos envolvendo colônias de algas).
Sem tecidos/estruturas condutores
Para Lineu, algas são organismos que fazem fotossíntese, que tem clorofila A e não possuem células estéreis.
Células estéreis significa células incapazes de se reproduzir. No caso das algas, elas são ninjas quando o assunto é reprodução, pois, todas as suas células podem formar novo indivíduo.
Podem viver em ambientes de: água doce (= águas continentais), marinho, salobra, solo, pedras, madeiras, suspensão na atmosfera, em simbiose com fungos (líquens), em simbiose com animais marinhos (zooxantelas).
Quanto à fixação no substrato, elas podem ser: bentônicas (presas ao substrato), ou plantônicas (de vida livre).
Importância ecológica: São a base da cadeia alimentar, são responsáveis por incríveis 90% do fotossíntese do planeta, e as cianobactérias (algas do reino Monera) são responsáveis por fixação do nitrogênio.
Importância econômica: Alimentação, remédios, terra de diatomáceas (esqueletos sílicos usados em tintas, isolantes térmicos, abrasivos e filtro).
Quando elas são nocivas ao meio ambiente e ao homem? Floração nas águas, maré vermelha (foto abaixo), etc.
- REPRODUÇÃO
ASSEXUADA
- Divisão binária
- Fragmentação (alguma parte se destaca e forma outro indivíduo)
- Autocolônias (formação)
- Esporos (Acinetos , etc)
SEXUADA
- Tipos de gametas: Isogamia, Anisogamia, ou Oogamia (verificar conceitos no post do ciclo de vida)
TIPOS DE CICLO DE VIDA MAIS COMUNS:
- Haplobionte Haplonte (Adulto haploide que produz gametas por mitose, após fecundação ocorre meiose zigótica)
- Haplodiplobionte (Alternância de gerações)
- DIVERSIDADE DO TALO
As algas não possuem raízes, nem caule, nem folhas verdadeiras.
Formas de crescimento: apical, basal ou intercalar.
O talo pode ser:
- Unicelular
- Colonial cenóbico (número fixo de células)
- Colonial não cenóbico
- Filamentoso Unisseriado
- Filamentoso Plurisseriado
- Membranoso ou foliáceo
- Na forma UNICELULAR
- COLONIAL CENÓBICO
- TALO FILAMENTOSO UNISSERIADO
- ALGAS CONJUGADAS
- TALO LAMINAR
- TALO CENOCÍTICO
Assinar:
Postagens (Atom)