Aqui eu gostaria de fornecer algumas dicas de como estudar.
Eu confesso que na minha vida nem sempre fui estudiosa! Na escola então, eu passava tudo raspando, de recuperação e pá, era uma época que eu só queria saber de Pokémon e etc, e esquecia dos estudos. Não é para menos, como uma grande parte dos estudantes, eu não gostava de escola.
E esta aí um erro grave: achar que estudos é só uma obrigação. Sim, claro, estudar é uma obrigação PARA TODA A VIDA. Hoje em dia não basta só ensino médio completo, não basta faculdade. Hoje em dia você tem que PROVAR que você é dedicado o suficiente para fazer da sua profissão a sua melhor realização. Provar para os outros de certo modo, sim. Mas provar principalmente para você.
Porque, pensando bem, é você que escolhe: você quer ter um trabalhinho medíocre de "balconista de loja", como meu professor diz? Ou você quer um trabalho bom, de verdade, em que você se sinta realizado? E claro, ganhando um salário à altura. Há uma boa e uma má notícia. A má é que isso não cai do céu, e a boa é que é possível sim você conquistar. Pode ter certeza que depois vai compensar cada gota de suor do seu esforço!
E sabe, eu acredito em uma coisa: que esse negócio de trabalho ser ruim e ser uma merda é coisa do passado! Ninguém deve fazer algo que odeie a vida inteira. Os chineses escravizados mesmo não aguentam e se matam literalmente porque não aguentam aquela vida (sim, isso existe, infelizmente). A diferença é que você tem sua livre escolha para decidir o que você quer fazer e quando. Você não é um escravo, você é livre para fazer o que tanto desejar.
O livre arbítrio é uma coisa engraçada. Na verdade, você tem muito mais liberdade do que imagina, do que suas crenças imaginam. Você por exemplo pode sair de onde você está, começar a caminhar agora mesmo pela praça, e tornar isso um hábito para emagrecer. Sim, um empurrãozinho e um hábito fazem um milagre que você não imagina o potencial. Ta aí o segredo daquelas pessoas que conseguem emagrecer consideravelmente, e também está aí uma dica valiosa para o sucesso: atitude e hábitos que te levem a uma meta!
E qual é a sua meta?
Assim que você já sabe a sua meta, você já está pronto para caminhar até ela. Construa um hábito. Se você está na faculdade e quer ter sucesso profissional, a melhor coisa que você faz é construir um hábito de estudar. Isso vai ser a sua vida, não é mesmo?
Não sou eu que digo isso, e sim é o que a gente vê de pessoas bem sucedidas no mundo inteiro, que a "cabeça" delas é diferente da maioria, elas não aceitam mediocridade, elas agem!
Cheiro de conhecimento!!!
DICAS DE ESTUDO:
Agora que expressei a importância dos estudos, gostaria de deixar aqui um pouco de dicas para você ter em mente para prosseguir e aprimorar seus estudos. Coisas que, obviamente, fazem diferença para mim (só vou colocar as dicas que realmente eu penso e dão certo para mim). Aqui estão as dicas:
Tenha em mente esses seguintes fatos...
- Tenha consciência que a faculdade/curso que você está fazendo é uma oportunidade grande na sua vida, então aproveite, aprenda ao máximo, é a chance de você se dedicar!
- Você quer ser um profissional ruim ou bom? Se quer ser bom, mãos à obra, dedicação total!
- Se você gosta do que você estuda, do que você aprende, é isso que importa. Tem que amar o que faz. Como dizia Jobs, o melhor trabalho é aquele que você ama!
Hábitos de estudo...
(Finalmente...) 8 Dicas que poderão te salvar:
- Tenha um canto de estudos.
Encontre um lugar para estudar, que seja bom para você se concentrar nos estudos.
- Estudar é conhecimento!
Uma das coisas que mais gosto de estudar é que adquire conhecimento. Você não só se torna alguém melhor, como também, com o conhecimento, será um profissional bom. Além disso, te faz ser uma pessoa mais interessante, mais cult, e poderá ter muitas oportunidades futuramente.
- Estude para tirar um 10!
Estude sem dó mesmo! Mostre o seu melhor. A média é coisa para medíocre e você não deve aceitar mediocridade. Ser um profissional "mais ou menos"? Nem ferrando!
- Treine sua memória
Não sabe como memorizar aquele monte de assunto da disciplina? Eu tenho uma dica: faça um resumo do resumo do resumo. É trabalhoso? Vish, ô seee é! Mas vale a pena! Até demais! Eu faço isso direto e digo seguramente que funciona bastante!
- Tenha um cobaia para ensinar
Arruma uma vítima para você explicar tudo que está aprendendo. Eu sempre procuro minha irmã ou o bofe, esses dois são ótimos e sempre me apoiam nos estudos. Mas se não tem alguém de boa vontade para ouvir toda aquela sua explicação de teorema de Pitágoras, vale reunir os ursinhos de pelúcia e ensinar a eles mesmo.
- Compartilhe o que aprendeu
Isso é muito bom, ajuda as pessoas, e todo mundo aprende. Converse com seus colegas sobre o que você concluiu, o que você fez, e se possível ajude-os tirando algumas dúvidas. É bom para todo mundo.
- Estudar é um hobby
Da mesma forma que você gosta de vídeo-game, de televisão, de moda... o que for, deve incluir nas suas paixões e hobbies os estudos! Ame estudar com toda a paixão que você tem por algum lazer. Afinal, estudar e aprender o que você gosta é tudo de bom!
- Tenha datas para revisar os conteúdos
Essa é uma dica de ouro! A melhor coisa é revisar o conteúdo da aula logo que chega em casa. Mas bem que, quando chega em casa depois da aula, o que você mais quer é deitar na cama e capotar ou comer aquele rango que tava na geladeira te esperando, e o que você menos pensa é em estudar, né? Isso acontece comigo, eu confesso, mas não criemos pânico... O ideal é, pelo menos, estudar uma semana antes da prova, no mínimo. E organize rigorosamente o que você vai estudar em cada dia, reservando preferencialmente a véspera da prova para revisar geral. Ou seja, cada dia estuda um conteúdo e na véspera faz revisão de tudo que viu... é assim.
Nunca na sua vidinha estude na véspera tudo. Nunca! Seu cérebro é sim um órgão poderoso, mas o coitadinho não memoriza tudo de uma vez aquela bomba de conteúdo. O ideal é estudar bem antes e deixar só pro final revisar tudo, que aí o seu cérebro já "digeriu" boa parte do assunto, e na revisão é mais pra reforçar mesmo, o que ajuda bastante!
Nenhum comentário:
Postar um comentário