8 de mar. de 2018

Falando sobre Filosofia, Biologia, Religião, e Saúde em um texto só: Para pensar no nosso cotidiano




Filosofando sobre a Biologia, sabemos que a etimologia do termo significa mais ou menos "afinidade à vida", para descrever essencialmente o estudo de seres vivos.
Tratando-se de afinidade, então, a este assunto, uma coisa que não só biólogos, mas todos devem levar em consideração é que às vezes as pessoas confundem a tecnologia e a ciência com o próprio estudo de seres vivos.
A tecnologia está para auxiliar, principalmente, artificialmente algo que a natureza já faz e que consideramos que ela está fazendo errado ou que não se ajusta ao nosso gosto, tanto para fins estéticos como para os direcionados à saúde.
Porém, nesse leque de tecnologia e ciência, intenso atualmente, muitas vezes nos esquecemos sobre nós mesmos. Isso mesmo, esquecemos que somos seres vivos e nos colocamos quase que numa posição de "domadores" da natureza. Mas a natureza não é uma entidade separada de nós.


Uma vez pude participar de um seminário sobre oncologia. E o palestrante alertou sobre o fato de que o câncer é muito mais comum em área urbanas, e raro na natureza. Afinal, então, pesquisamos muito, mas será que a resposta do combate ao câncer está na própria natureza? Como estão nossos hábitos: será que estão muito "artificiais", a ponto de nos desligar do que somos? Será, então, que estamos "ligados" a hábitos criados por nós que, de alguma forma, estão sendo nocivos a nós? Já pensou nisso?



Impressionante como ainda muitas pessoas negam a evolução, como uma conduta puramente religiosa em afirmar a sua fé. Porém, há cientistas que acreditam em Deus. E seria muita arrogância tentarmos definir uma verdade absoluta se existe ou não um Deus. O ser humano se esforça incansavelmente em explicar como que se dá esse fenômeno, em religiões e crenças. Mas vamos nos ater ao fato de que sabemos que o mundo foi criado por alguma coisa, em algum momento.
Independentemente do que seja esse "criador", sabemos que fazemos parte "dele", como parte oriunda do mesmo.
Então, estamos nos afastando da natureza, da nossa essência, e por fim, de nós mesmos?



Se lançar a seguinte pergunta:

QUEM INVENTOU A GENÉTICA?

Talvez, alguns pensem em citar alguns nomes famosos para a genética, como Watson, entre outros, que alavancaram muito os conhecimentos sobre a área.
Mas a pegadinha da questão está no verbo "inventar". Pois, quem de fato "inventou", por assim dizer, a genética, é a própria natureza.
Sim, a genética é uma área que denominamos sendo aquela de estudo essencialmente de genes.
Mesmo que possamos manipular genes, transferir um gene de um organismo para um outro, na verdade seremos eternos alunos da natureza.



A natureza faz tudo com perfeição, no seu tempo.
O que estudamos em biologia e sobre nós mesmos, na verdade, remete à natureza.

Aí vai outra questão:

POR QUE EU DEVO COMER MAIS FRUTAS?



Não só frutas, claro, mas verduras, etc.
O médico não vai te falar para beber mais refrigerante ou donuts para manter a saúde.
Para manter a saúde, qualquer um iria dar preferência a alimentos "naturais".
Interessante.
Mesmo que venham com papo de suplementos, a não ser que a pessoa esteja numa situação de deficiência de nutriente, mas se uma pessoa adquire uma alimentação mais "natural" (frutas e verduras orgânicos, sem corantes sintéticos, sem aromatizantes sintéticos, etc), ela vai estar com uma saúde (e quem sabe esteticamente também) melhor.

Cabe você responder essa pergunta para você:

COMO ESTÃO MEUS HÁBITOS?
ESTOU ME RESPEITANDO?
E RESPEITANDO O MUNDO?



Afinal, há uma interrelação. Todos vivemos em um mesmo mundo, responsáveis por cuidar de nós mesmos e do nosso lar.



A Biologia é linda por isso. Devemos nos entender e entender o nosso mundo para cuidar.





Fonte imagens: google

Nenhum comentário:

Postar um comentário