1 de out. de 2018

A importância da Metodologia Científica

"Ai meu Deus! Você disse... METODOLOGIA CIENTÍFICA?"

Isso mesmo que você leu! E vamos discutir aqui como é legal a metodologia científica!

"E que tem de legal nisso?"

A Metodologia Científica faz muitos acadêmicos arrancarem os cabelos. Pois exige umas regras que podem ser bem precisas como a formatação e normas de ABNT. Mas a partir do momento que começa a se acostumar e implementar isso como uma parte de sua vida, fica mais fácil.

Veja alguns motivos que, na minha opinião, destacam a importância da Metodologia Científica:

1. A Curiosidade é inerente ao Ser Humano
Nada mais satisfatório para nós, singelos seres humanos, que a curiosidade ser atendida. A metodologia científica é uma forma de nos aprofundarmos sobre um assunto que nos interessamos, pesquisando a respeito para desvendá-lo.

2. Conhecimento é Poder
Pesquisar sobre assuntos interessantes nos proporciona mais conhecimento sobre nós mesmos e o mundo. Com conhecimento, ampliamos nossos conceitos. Talvez te digam que estudar é chato. Mas estudar a coisa chata, que... é realmente chato. Tente estudar algo legal e intrigante. Ampliar nosso campo de visão de sabedoria, cada vez mais, é gratificante!


3. Organização vai além de arrumar o quarto
Nós TEMOS de ser organizados. Muitas pessoas são desatentas e desorganizadas por questão de hábito. Comece a prestar atenção como você perde MUITO tempo da sua vida procurando coisas que, se tivesse organizado antes, teria encontrado fácil. Organização, portanto, evita frustração. E vai mais além: organização deixa nossa vida mais leve. E claro que, na metodologia científica não deve ser diferente. Se você criar um trabalho organizado, além de organizar suas ideias, também ajuda a fazer o leitor compreender melhor a ideia que você quer expor. Não é ótimo isso?


4. Confiabilidade, sim senhor.
Vamos supor esta situação: Alguém veio e te contou uma coisa muito babadeira. Você fica impressionado "Nossa! Como que foi possível? Incrível". E, um tempo depois, você descobre que aquilo que aquela pessoa te disse foi tudo mentira. Agora imagina se, por exemplo, te derem uma informação errada sobre a sua saúde. 😱😱😱
Para evitar que um assunto sério seja apenas fruto de boatos aleatórios ou de fontes suspeitas, e sim ganhar credibilidade com suas palavras, você tem que provar, de uma forma metódica, como conseguiu essa informação. E não basta informar a fonte, mas também esta tal fonte deve ser confiável. Afinal, temos de saber se alguém está nos informando a verdade. Para isso, foram estabelecidas normas para a produção de um trabalho acadêmico, de forma que garanta a credibilidade de seu conteúdo.



E você, que acha sobre isso? Opine nos comentários abaixo! ☺

Nenhum comentário:

Postar um comentário