13 de ago. de 2014

Dicas: Pronúncia e Escrita de nomes científicos

Olá pessoal!

Gente, sério, eu reparei numa coisa muito triste e perturbadora! Bem, e que demorei para aprender também.
O que me dá piripaque no peritônio é o pessoal que NÃO sabe pronunciar nomes científicos. Não que eu seja a pessoa mais fodona do universo, até porque ninguém nasce sabendo, né.

A questão é em relação à taxonomia. Sabe, aqueles nominhos científicos que estudantes e profissionais de áreas biológicas, médicas, e etc, enfrentam quase todos os dias. Então, resolvi ajudar àqueles que NÃO sabem como se pronuncia e/ou como se escreve os nomes científicos.

Vamos lá!

Mas, a primeira coisa é como eu falei no post anterior: fique ligado na etimologia da palavra. Para mais detalhes, verifique clicando aqui. Sabendo o significado da palavra, você vai ter mais ideia sobre do que ela se trata, e isso ajuda muuuuito mesmo.

A segunda coisa é a escrita do nome científico. Você deve sempre, na escrita, destacar o nome científico. Não importa como, aonde e porquê está falando da espécie, sempre destaque o nome científico dela ao escrever. Pelo computador, você pode usar por exemplo o efeito de itálico, mas se for texto escrito manualmente e tal, é necessário grifar o nome. Bem que eu sou ninja (quem dera!), eu geralmente na hora de escrever em um papel eu escrevo em itálico (acho mais fofo mesmo).
Outa coisa, sempre escrever o gênero com letra inicial maiúscula, e a espécie em minúscula.
Exemplo: Escherichia coli

A terceira e última coisa, mas não menos importante é a bendita pronúncia. Geeenteeee, eu tinha uma professora muito querida na faculdade de veterinária mas que pronunciava errado o nome científico de bactéria. Não porque a professora não sabia de bactérias, ela simplesmente não sabia a pronúncia!! Era bizarro. Parece besteira, mas se você quer ser visto com bons olhos como profissional, é importante você saber pronunciar bem o que você está falando.

Então, né... sobre a pronúncia, é o seguinte... para evitar que você passe por vexames, eu quero te dar as seguintes dicas para você sair por aí falando bonito, heim!

Sabe que grego... latim... é tudo bando de idioma maldito que fica encrostando nos nomes. Meu foco aqui é sobre o latim. Latim é um idioma morto, ninguém mais conversa por aí em latim. A não que sejam dois malucos que adoram pagar de cult ("olha para mim, eu manjo latim"), ooou para quem gosta de se comunicar "em códigos" ("já que ninguém entende essa bagaça, eu e fulano conversamos em latim para ninguém entender!"), e por aí vai. Mas enfim, não vem ao caso. O fato é que essa língua falecida foi escolhida como um modo de nomear espécies. Bem que provavelmente ela não vai também mais sofrer modificações, e ela não dá superioridade a alguma cultura atual em específico (se por exemplo, os nomes na taxonomia fossem tudo em alemão, ia ser uma pagação de pau para a Alemanha, né).

Bom, chega de papo furado e divagações, aqui vão algumas dicas de pronúncia:

"Ae" se pronuncia "e"
Exemplo?
Hominidae se pronuncia "hominide"

"Ch" se pronuncia como "qu"
Exemplo?
Escherichia coli se pronuncia "Esqueríquia coli"

"Ph" se pronuncia como "f"
Exemplo?
"Phyto" se pronuncia "fito"


Enfim, eu espero ter ajudado; talvez eu possa ter deixado algumas coisas passarem e talvez outras eu desconheça, mas esta é minha contribuição. Se você quiser comentar algo, corrigir, dar algum feedback a este post, esteja à vontade. Um abraço e até a próxima!

Um comentário: