13 de set. de 2016

Eixos e Planos - Bom saber!

Olá galera, tudo bem?

Aprendi de planos e eixos logo no início de quando cursava medicina veterinária. Mas, quando fui para ciências biológicas, reparei que deve ficar confuso, para os alunos, à primeira vista muitos termos "técnicos". Termos estes que a gente, às vezes, demora para entender e memorizar, sendo que são bem simples!

Vamos lá, então, sobre planos e eixos!

Já deve ser visto fotos e ilustrações e estruturas e na legenda indicando que é corte transversal, ou longitudinal, por exemplo, não é mesmo? Isso é importante saber!

Beleza, como funciona isso?

Observe a figura: o embriãozinho está dividido em dois cortes, como se fosse em formato de X. Perceba que um corte está seguindo um comprimento ao longo dele (que é o corte em plano LONGITUDINAL), e o outro corte apenas está o delimitando de um lado para o outro (corte em plano TRANSVERSAL).
Por ser um animal inteiro na estrutura, esse corte longitudinal que está dividindo-o em duas metade iguais, é o eixo sagital.
Então, tenha em mente que nem sempre corte transversal ou longitudinal pode se referir a um indivíduo inteiro. Pode também ser alguma estrutura, um membro, etc. Por exemplo, um antebraço cortado longitudinalmente, vai ser um corte ao longo do comprimento dele; mas se for um corte entre suas laterais, vai ser um corte transversal.

Vamos prosseguir...

Observe a imagem acima. Há mais nomes de planos e eixos do que a figura que demonstrei anteriormente. Mas atente-se que é muito importante saber as direções. P. exemplo, fazer um trabalho científico, mostrar um corte histológico, você deve saber o que exatamente está a direção das estruturas, ou seja, saber o plano e o eixo em que se encontra a sua amostra.
Quanto à imagem acima, observe que existe também as posições "cefálico" (ou cranial) ou caudal. Isso é importante saber para nosso dia a dia.

Vamos adiante.


Esta é outra ilustração que peguei do google, para fins de explicação. Lembra quando mencionei sobre cranial e caudal? Enfim, Agora note plano dorsal e ventral.
Mas não confunda! Esses planos, embora sugestivos quanto à região, eles nem sempre indicam que é o local sugerido no seu nome. Por exemplo: plano cranial não quer dizer que é só o crânio. Ok! Vou explicar: vamos imaginar a pata dianteira deste cavalo da imagem... a região da pata que está voltada para o lado do crânio, é a região cranial da pata. E a região da pata que está voltara para trás, para a cauda, é a região caudal da pata. Sim, soa estranho, mas ajuda muito para identificar posições de estruturas.
Beleza, e se for uma estrutura lá no crânio? Uso "parte cranial do crânio"? Para isso, a anatomia especifica como "rostral", quando é algo relacionado ao crânio.

Sabendo dessas coisas, a anatomia se torna mais óbvia.

Ficou mais claro?


Conteúdo Extra:

Falando de anatomia, observe:


Levando em consideração as suas imagens acima, podemos ter mais ideia dos nomes das estruturas da mão, na imagem abaixo:
Observe, compare. O nome da estrutura acaba por dizer a função que ela desempenha.



NA PRÁTICA!

Voilà! Quero propor aqui um desafio. Vou colocar umas fotos abaixo e veja se você consegue identificar o que é pedido:

1) Consegue visualizar plano transversal neste cão?


2) Esta é a pata dianteira de um cão. Cada lado da pata (A, B, C, D) se refere a um plano. Sabe identificar os planos?


3) Este é um corte de medula espinhal. Sabe identificar se é longitudinal ou transversal?



4) Consegue visualizar eixo sagital?


5) Agora o desafio master! Sabe dizer se é longitudinal ou transversal, neste corte histológico?


Que achou? Conseguiu identificar tudo certinho?

Confira aqui se foi bem...

Respostas:

1) O plano transversal, no animal, vai ser aquele que atravessa seu tronco ao meio. Soube identificar?

2) Na pata dianteira, disposta na imagem, o lado A: se refere ao seu plano cranial, o lado B: plano caudal, lado C: plano dorsal, lado D: plano ventral.

3) É um corte transversal!

4) Eixo sagital: lembra-se? É um plano longitudinal que vai ao longo do comprimento do animal, separando-o nas duas metades.

5) Difícil essa, né? É um corte longitudinal! Perceba como vai ao longo do tecido.




Bons estudos!


FONTE IMAGENS: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário