13 de out. de 2014

ALGAS - Cianobactérias

[Texto em base de aulas e slides. Deixe seu feedback nos comentários se necessário. Imagens: Google]


CIANOBACTÉRIAS


Na foto: Encontro do canal do Anil e arroio Fundo com as águas pútridas da laguna do Camorim contaminadas por cianobactérias. Fonte da foto aqui.


Também são conhecidas por cianofíceas (fico = alga) ou cianoprocariontes.
Ciano = azul. Elas são conhecidas por ter cor azul-esverdeada.

As cianobactérias são procariontes, pertencentes ao Reino Monera.

Mas elas estão no grupo de algas pois fazem fotossíntese e vivem em ambiente aquático. Embora elas sejam muito úteis na produção do oxigênio em escala mundial, algumas espécies podem ser nocivas e ter toxinas.
Elas são então, autótrofas (produzem o próprio alimento). A fotossíntese gera seu composto de reserva, o glicogênio.
Há outras bactérias fotossintetizantes, mas as cianobactérias são cosmopolitas (no mundo inteiro).
Elas não possuem cloroplasto; fazem a fotossíntese por meio de pigmentos na membrana: clorofila A (dá a cor verde), carotenóides (cor amarelo-laranja), ficocianina (cor azulada), e ficoeritrina (cor avermelhada), porém há cianobactérias que podem utilizar-se de mais outros pigmentos.

Caso de ENDOSSIMBIOSE: a simbiose se caracteriza por dois organismos se colaborarem mutuamente, um ajudando o outro a sobreviver. No caso de endossimbiose (endo = dentro), um dos organismos foi "engulido" por outro, mas permanecem mutuamente sobrevivendo. No caso das cianobactérias, diz-se que elas se tornaram o cloroplasto de organismos superiores (plantas) por meio desse processo de endossimbiose.
As cianobactérias podem se associar a líquens, formando uma associação simbiótica.
Outra associação simbiótica de cianobactérias é com a pteridófita aquática Azolla, em que lhes são fixadas o nitrogênio atmosférico. É bom em cultivo de arroz, pois aduba com seus compostos nitrogenados.

São unicelulares, e pode-se encontrá-las em colônias, formando a mucilagem em volta.
A mucilagem é uma proteína ou carboidrato que forma polímero de aspecto gelatinoso. Para se observar a mucilagem melhor em microscopia óptica, usa-se a tinta nanquim. A parede celular de uma cianobactéria se cora comportando-se como bactéria gram-negativa.

A maioria das espécies é dulcícola, ou seja, de água doce, e geralmente em reservatórios rasos e/ou em águas calmas.

São um grande problema de reservatório de água, pois se proliferam quando tem esgoto: muita matéria orgânica em decomposição, alimentando-se do fosfato (PO4) e do nitrato (NO4).

Importância: Fixação de nitrogênio (heterocistos) - isso é útil para algumas plantas, etc.
Nitrogênio atmosférico (N2) -> Nitrogenase (enzima) -> Nitrogênio Orgânico

Como elas se movimentam? As cianobactérias não tem flagelos, então elas se deslizam pela água. As filamentosas se locomovem com movimentos oscilatórios rudimentares.

Por que é importante um biólogo estudá-las? Pela importância ecológica, pistas dos primeiros organismos vivos (são encontradas em fósseis de cerca de 3,5 bilhões de anos, permanecendo intactas ainda hoje em sua estrutura), monitoramento de água de abastecimento, aquários, etc.

FOTO: Cianobactérias em aquário. Fonte.

Inclusive, as cianobactérias tiveram a sua importância na atmosfera primitiva, por elas foram responsáveis pela grande produção de oxigênio e pelo aparecimento da camada de ozônio, permitindo que a vida no planeta pudesse se proliferar e se desenvolver. Até hoje, as cianobactérias tem essa importância.


REPRODUÇÃO
A reprodução das cianobactérias se caracteriza por assexuada, e divisão binária através de cissiparidade (que é produzir uma "clone menor").
Em condições escassas, elas podem produzir os acinetos (esporos de resistência) e quando tem condições boas, se proliferam.
A cianobactérias filamentosas podem ainda reproduzir-se assexuadamente por meio de fragmentação, ou por hormogonia.




> FÓSSEIS DE CIANOBACTÉRIAS

Com certeza, você já ouviu falar dos ESTROMATÓLITOS por aí. Eles são fósseis de cianobactérias lá dos primórdios da vida do nosso planeta. São formadas pela impregnação de carbonato de cálcio desses microorganismos.

Veja que bonitinho:







CONHECENDO AS CIANOBACTÉRIAS




  • MICROCYSTES


Unicelulares que vivem em colônias.

Bioindicadoras de ambiente poluído.

São um exemplo de cianobactérias que causam por aí. Carinhosamente apelidadas de "algas do mal". São encontradas em aquário, por exemplo, deixando aquele aspecto esverdeado. Elas são nocivas e podem produzir toxinas:
- NEUROTOXINAS (Ataca sistema nervoso, causa asfixia)
- HEPATOTOXINAS (Ataca fígado)

Elas gostam de ambiente poluído, com muito fosfato.

Floração = BLOOM = crescimento desordenado.

A microcistina é uma molécula grande, que ao ser ingerida pode causar a morte. Ela possui odor desagradável e não desaparece do ambiente, podendo causar esses transtornos. Nem com o sistema tradicional de tratamento de água e nem com fervura é capaz de eliminar essa substância tóxica.






  • TRICOMAS


Tricoma se refere a pêlo. No caso das cianobactérias, se refere àquelas finas e alongadas.

Por exemplo, a Nostoc e a Oscillatoria.








Alguns LINKS interessantes:

http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2004/microorganismos/CIANOBACTERIAS.html

http://www.ecodesenvolvimento.org/noticias/bacteria-transforma-energia-solar-e-co2-em

http://www.cianobacterias.furg.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1&Itemid=2

Nenhum comentário:

Postar um comentário