20 de out. de 2014

Dicas de Estudo

Olá, genten!!!

Aqui eu gostaria de fornecer algumas dicas de como estudar.

Eu confesso que na minha vida nem sempre fui estudiosa! Na escola então, eu passava tudo raspando, de recuperação e pá, era uma época que eu só queria saber de Pokémon e etc, e esquecia dos estudos. Não é para menos, como uma grande parte dos estudantes, eu não gostava de escola.

E esta aí um erro grave: achar que estudos é só uma obrigação. Sim, claro, estudar é uma obrigação PARA TODA A VIDA. Hoje em dia não basta só ensino médio completo, não basta faculdade. Hoje em dia você tem que PROVAR que você é dedicado o suficiente para fazer da sua profissão a sua melhor realização. Provar para os outros de certo modo, sim. Mas provar principalmente para você.

Porque, pensando bem, é você que escolhe: você quer ter um trabalhinho medíocre de "balconista de loja", como meu professor diz? Ou você quer um trabalho bom, de verdade, em que você se sinta realizado? E claro, ganhando um salário à altura. Há uma boa e uma má notícia. A má é que isso não cai do céu, e a boa é que é possível sim você conquistar. Pode ter certeza que depois vai compensar cada gota de suor do seu esforço!




E sabe, eu acredito em uma coisa: que esse negócio de trabalho ser ruim e ser uma merda é coisa do passado! Ninguém deve fazer algo que odeie a vida inteira. Os chineses escravizados mesmo não aguentam e se matam literalmente porque não aguentam aquela vida (sim, isso existe, infelizmente). A diferença é que você tem sua livre escolha para decidir o que você quer fazer e quando. Você não é um escravo, você é livre para fazer o que tanto desejar.

O livre arbítrio é uma coisa engraçada. Na verdade, você tem muito mais liberdade do que imagina, do que suas crenças imaginam. Você por exemplo pode sair de onde você está, começar a caminhar agora mesmo pela praça, e tornar isso um hábito para emagrecer. Sim, um empurrãozinho e um hábito fazem um milagre que você não imagina o potencial. Ta aí o segredo daquelas pessoas que conseguem emagrecer consideravelmente, e também está aí uma dica valiosa para o sucesso: atitude e hábitos que te levem a uma meta!

E qual é a sua meta?

Assim que você já sabe a sua meta, você já está pronto para caminhar até ela. Construa um hábito. Se você está na faculdade e quer ter sucesso profissional, a melhor coisa que você faz é construir um hábito de estudar. Isso vai ser a sua vida, não é mesmo?

Não sou eu que digo isso, e sim é o que a gente vê de pessoas bem sucedidas no mundo inteiro, que a "cabeça" delas é diferente da maioria, elas não aceitam mediocridade, elas agem!


Cheiro de conhecimento!!!



DICAS DE ESTUDO:

Agora que expressei a importância dos estudos, gostaria de deixar aqui um pouco de dicas para você ter em mente para prosseguir e aprimorar seus estudos. Coisas que, obviamente, fazem diferença para mim (só vou colocar as dicas que realmente eu penso e dão certo para mim). Aqui estão as dicas:



Tenha em mente esses seguintes fatos...



  • Tenha consciência que a faculdade/curso que você está fazendo é uma oportunidade grande na sua vida, então aproveite, aprenda ao máximo, é a chance de você se dedicar!
  • Você quer ser um profissional ruim ou bom? Se quer ser bom, mãos à obra, dedicação total!
  • Se você gosta do que você estuda, do que você aprende, é isso que importa. Tem que amar o que faz. Como dizia Jobs, o melhor trabalho é aquele que você ama!




Hábitos de estudo...
(Finalmente...) 8 Dicas que poderão te salvar:


  • Tenha um canto de estudos.

Encontre um lugar para estudar, que seja bom para você se concentrar nos estudos.


  • Estudar é conhecimento!

Uma das coisas que mais gosto de estudar é que adquire conhecimento. Você não só se torna alguém melhor, como também, com o conhecimento, será um profissional bom. Além disso, te faz ser uma pessoa mais interessante, mais cult, e poderá ter muitas oportunidades futuramente.


  • Estude para tirar um 10!

Estude sem dó mesmo! Mostre o seu melhor. A média é coisa para medíocre e você não deve aceitar mediocridade. Ser um profissional "mais ou menos"? Nem ferrando!


  • Treine sua memória

Não sabe como memorizar aquele monte de assunto da disciplina? Eu tenho uma dica: faça um resumo do resumo do resumo. É trabalhoso? Vish, ô seee é! Mas vale a pena! Até demais! Eu faço isso direto e digo seguramente que funciona bastante!


  • Tenha um cobaia para ensinar

Arruma uma vítima para você explicar tudo que está aprendendo. Eu sempre procuro minha irmã ou o bofe, esses dois são ótimos e sempre me apoiam nos estudos. Mas se não tem alguém de boa vontade para ouvir toda aquela sua explicação de teorema de Pitágoras, vale reunir os ursinhos de pelúcia e ensinar a eles mesmo.


  • Compartilhe o que aprendeu

Isso é muito bom, ajuda as pessoas, e todo mundo aprende. Converse com seus colegas sobre o que você concluiu, o que você fez, e se possível ajude-os tirando algumas dúvidas. É bom para todo mundo.


  • Estudar é um hobby

Da mesma forma que você gosta de vídeo-game, de televisão, de moda... o que for, deve incluir nas suas paixões e hobbies os estudos! Ame estudar com toda a paixão que você tem por algum lazer. Afinal, estudar e aprender o que você gosta é tudo de bom!



  • Tenha datas para revisar os conteúdos


Essa é uma dica de ouro! A melhor coisa é revisar o conteúdo da aula logo que chega em casa. Mas bem que, quando chega em casa depois da aula, o que você mais quer é deitar na cama e capotar ou comer aquele rango que tava na geladeira te esperando, e o que você menos pensa é em estudar, né? Isso acontece comigo, eu confesso, mas não criemos pânico... O ideal é, pelo menos, estudar uma semana antes da prova, no mínimo. E organize rigorosamente o que você vai estudar em cada dia, reservando preferencialmente a véspera da prova para revisar geral. Ou seja, cada dia estuda um conteúdo e na véspera faz revisão de tudo que viu... é assim.
Nunca na sua vidinha estude na véspera tudo. Nunca! Seu cérebro é sim um órgão poderoso, mas o coitadinho não memoriza tudo de uma vez aquela bomba de conteúdo. O ideal é estudar bem antes e deixar só pro final revisar tudo, que aí o seu cérebro já "digeriu" boa parte do assunto, e na revisão é mais pra reforçar mesmo, o que ajuda bastante!




Nenhum comentário:

Postar um comentário