11 de out. de 2014

ALGAS - Conceitos Gerais e Ciclo de Vida

[Resumo do caderno + aula. Deixe feedback nos comentários se necessário. Fonte imagens: Google, Aula]


ALGAS



Lineu considerava as algas como todo organismo que faz fotossíntese e que não possuem células estéreis. Ou seja, nas algas, qualquer célula pode formar gametas ou esporos; o núcleo da alga é o gameta. Geralmente forma na parte mais jovem do talo.

As algas são talófitas, não possuem raiz, nem caule nem folhas. Opressório é o nome que se dá à equivalente à raiz nelas, semelhante a um "chicletinho".



  • EVOLUÇÃO 

Endossimbiose 
Quando um organismo "engoliu" o outro; caso que se observa quando há a dupla membrana.
Como ocorreu com mitocôndrias e cloroplastos, que podem se dividir independente da célula se dividir ou não.
E bom exemplo: Glândula secretora: tem muita mitocôndria, então tem muita atividade metabólica)


  • PRODUTORAS

Algas são a base da cadeia alimentar em meio aquático
90% da fotossíntese do mundo é feito por algas, elas tem papel importante.


  • ALIMENTO, FARMACÊUTICO, E INDÚSTRIA EM GERAL

Importância econômica
Por exemplo: Ágar (para produzir cápsulas de remédios), espessante (de bebidas), fertilizantes e correção de pH do solo, Nori (alga do sushi).

  • FLORAÇÕES ALGAIS

"Bloom", em marinhas:
- Baixa salinidade
- Alta temperatura
- Muito fosfato e nitrato (por causa de fluentes domésticos, como detergente, etc)
Podem ser tóxicas




REINO MONERA

De algas no reino Monera, podemos encontrar as Cianobactérias.

Não confundir! As cianobactérias são procariontes! O reino Monera é o reino das bactérias, então elas tem um esquema muito simples e ancestral de esquema celular. Suas células, então não possuem núcleo nem organelas com envoltório.


  • CIANOBACTÉRIAS:

É o mesmo que cianofíceas. Cabe cada um falar o que melhor achar.

- Unicelulares
- Tricomas - "pêlo", porque são finos e alongados
- Colônias (produzem mucilagem)
- Bactérias fotossintetizantes

Fixação de nitrogênio
Nitrogênio atmosférico (N2) -> Nitrogenase -> Nitrogênio Orgânico





REINO PROTISTA


Fitoplâncton: organismos que flutuam na água, alguns tem flagelo, ou cílios, mas são principalmente carregados pela água. Alguns fitoplânctons são algas de regiões temperadas que fixam o gás carbônico ao seu esqueleto.

Protistas são sempre eucariontes, ou seja, células com núcleo, com envoltório nas organelas, etc.


  • CRISOFÍCEAS
  • EUGLENOFÍCEAS
  • CRIPTOFÍCEAS
  • DINOFÍCEAS
  • BACILOFÍCEAS (Diatomáceas)


Podem ser problema quando tem "Bloom"

[OBS.: Os detalhes sobre essas algas eu vou deixar para outro post, para não deixar este post muito carregado.]





CICLO DE VIDA DAS ALGAS


Elas podem ser:
Ou HAPLOBIONTE HAPLONTE (quando o adulto é haplóide, produz os gametas por mitose, há fecundação, formação do zigoto, e por meiose forma o adulto)
Ou HAPLOBIONTE DIPLONTE (menos comum)
Ou, HAPLODIPLOBIONTE (em muitos casos é assim, significa que tem alternância de gerações. Ou seja, uma geração esporofítica, outra gametofítica)

Podem apresentar no ciclo:
Ou ISOGAMIA (Iso = igual; gamia = gameta)
Ou, ANISOGAMIA (Aniso = não é igual em forma, em tamanho etc)
Ou, OOGAMIA (Oosfera)


Para entender o ciclo de vida das algas, é importante observar os símbolos representados no esquema. Observe as seguintes situações na hora de ver um ciclo de vida: gametas, esporos, zigoto, meiose, fecundação e gametófito.



Essa nuvenzinha com setinhas pra fora significa MEIOSE.

Esse "óculos" com setinhas pra fora é MITOSE. O "óculos" nada mais é que representação de duas células. Nesse caso, mostrando uma divisão.

E o "óculos" com setinhas pra dentro é FECUNDAÇÃO. Mostra a junção.

O círculo com uma bolinha metade preta e metade branca no meio é o ZIGOTO.




Agora, observe no esquema abaixo, da ULOTHRIX (tá horrível a imagem, pois tirei foto, mas enfim vai assim mesmo!):



Reparando neste esquema acima, e em base dos símbolos que descrevi lá em cima, aponte as situações de mitose, fecundação, zigoto, e meiose. Sem mistério, não é mesmo?

Agora, vou mostrar esse ciclo de vida com o passo-a-passo em mais detalhes:




Traduzindo esse paranauê: O gametófito (o filamento da alga que está produzindo os gametas), produz os gametas por meio de mitose. Os gametas são liberados e se envolvem com outros, fecundando e formando o zigoto. O zigoto faz uma meiose (ocorrendo uma meiose zigótica), produzindo os esporos, que são liberados, colam em um substrato e assim se desenvolve uma alga.

Tá vendo que essa alga aí, a ULOTHRIX (uma alga clorofícea), tem reprodução assexuada, e um ciclo de vida HAPLOBIONTE HAPLONTE, porque o adulto é haploide, e começa com uma mitose. O zigoto que é diploide e faz meiose.

O que podemos também ver é que há ISOGAMIA, ou seja, tanto a "célula masculina" como a "feminina" são iguais em tamanho e na fisiologia, reparou como são iguaizinhos?



Para dificultar a vida, veja o ciclo da ECTOCARPUS agora, uma feofícia (alga parda):


[Eu sei que ficou horrível essa foto, tentei ajeitar mas ficou bizarro mesmo assim, mas enfim, o básico dá para observar.] Veja bem o que está acontecendo nesse caso.

Diz aí: qual é a alguinha gametófita? A alga lá de cima ou a ali em baixo? 
Se não está conseguindo, aqui vai o truque:
Você consegue achar o ZIGOTO após a fecundação ali no meio? 
Não o confunda com outro ali, heim. Para facilitar, é aquele círculo que tem uma bolinha metade branca e metade preta no esquema, encontrou ele lá? Se você encontrou o zigoto, parabéns, o que formou ele foram os gametas, é claro... 
Mas o que liberou os gametas? É óbvio que foi a alga gametofítica. 
Bingo! Ali em cima está a alga gametofítica. Então, sobra que a debaixo ali é a esporofítica.

Agora vamos tentar entender a vida íntima delas...

A alga gametofítica tem uns bagulho muito loko pendurado e cheio de bolinhas dentro... ele é o gametângio ("angio" = urna), é aquilo que vai produzir os gametas, que são liberados, e fecundam por aí. Assim, formando o zigoto, é fixo em um substrato, ali se desenvolve uma alga, a esporofítica, que ela também vai ter um bagulho muito loko pendurado com uma bolinha dentro, que dessa vez é o esporângio. Ele vai sofrer uma meiose, produzir quatro esporos dentro dele. Mas os esporos ali dentro fazem mitose e aumenta o seu número. São liberados, se unem e se prendem em substrato, formando outra alga, mas gametofítica. Ufa! E assim segue o ciclo...
"Tá bom, mas aquela alga esporofítica tem "dois destinos" ali?" Tem. O ciclo que eu contei acima é no caso de uma reprodução sexuada da alga. A segunda opção da esporofítica é fazer aquela outra reprodução, ali embaixo, a assexuada.

Vale observar que este ciclo de vida possui alternância de gerações. Ou seja, percebe-se que ela tem geração gametofítica e outra esporofítica, uma produz gametas e outra os esporos, respectivamente. Então, o ciclo de vida dela é HAPLODIPLOBIONTE
Apresenta isomorfia, ou seja, gametófito e esporófito idênticos.

Curiosidade: os gametas com os "pêlinhos" é uma característica de alga parda.

Eu sugiro que volte à foto do ciclo do Ectocarpus ali em cima e reveja os passos, relacionando com os detalhes e que tipo é.

Podemos prosseguir então? Não desanime, a vida é dura para quem é mole. Então, bora continuar...



Agora vamos ver sobre o ciclo de vida da PORPHYRA, que é uma alga vermelha. Você já deve ter comido essa alga já, pois ela é conhecida como "Nori" (a alga no sushi).


[Embora a professora tenha pego as ilustrações do livro, no livro a informação ali estava errada. Mas que a prof. corrigiu em aula e eu editei (bem singelamente) com os conformes.] 

Eu adoro essa alga (adoro sushi), mas essa alga não quer facilitar a minha vida... seu ciclo de vida está bem diferente daquele que vi nas outras algas acima. Mas vejamos... de acordo com o esquema, tem uma alga masculina e uma alga feminina, cada uma produz seu gameta correspondente. O gameta masculino encontra o feminino e forma o zigoto. Espere... Cadê o zigoto nessa muvuca? Ele não está representado em forma de círculo, mas dá para ver aquela estrutura no gametângio feminino que tem aquela bolinha metade branca metade preta, viu? 
Aí então tem mitose (onde está minha edição singela de uma mitose, ali no meio), há multiplicação, formando dentro os carpósporos. Embaixo, se observa a alga esporófita, filamentosa, que com meiose formam os esporos. Eles então se desenvolvem, formando outras algas.

Bem que ela tem geração gametofítica e outra esporofítica, é uma alternância de gerações, então é HAPLODIPLOBIONTE

OOGAMIA, ou seja, o gameta masculino é menor e móvel.


Respira, que esta é a última agora... 

A seguir, o ciclo de vida da ULVA, conhecida carinhosamente de "alface-do-mar", é obviamente, uma alga verde.


[Novamente, uma foto embaçada e fora de foco. Espero que não prejudique na visualização. A câmera não ficava colaborando para focar. Enfim...]

Na Ulva, pode-se observar que a alga em cima é uma esporofítica, que possui células diploides, passa por uma meiose, produzindo os esporos. Esses esporos se fixam em um substrato e desenvolvendo-se ali mesmo. Uma alga + e uma alga - (ambas gametofíticas) que são haploides, e com mitose produzem seus gametas. Os gametas + e - se encontram, há fecundação formando o zigoto, e este formando alga de geração esporofítica.

Observou que há alternâncias de gerações? Ou seja, aquela mesma história, que na reprodução há uma geração gametofítica e outra geração esporofítica. É um ciclo de vida HAPLODIPLOBIONTE.

Neste, apresenta ISOGAMIA, ou seja, gametas + e - são iguais na forma e etc.





IMPORTANTE: Como já recomendei anteriormente, reveja as ilustrações, relacionando com os eventos que se seguem. É importante memorizar e acima de tudo aprender como funciona a lógica nos ciclos de vida.




Nenhum comentário:

Postar um comentário