16 de out. de 2014

PEIXES - Adaptações Estruturais e Funcionais

[Continuação da aula de 10/10. Conteúdo baseado nos slides da aula.]



ADAPTAÇÕES ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS NOS PEIXES


  • LOCOMOÇÃO: 

Mecanismo propulsor = musculatura do tronco e da cauda constituída por músculos arranjados em zig-zag.
As fibras musculares se conectam com as dos adjacentes e com a coluna vertebral, sendo possível controlar o movimento ondulatório.





  • MUCO:

- É produzido por células mucosas auxiliando no atrito com a água.
Por outro lado, a água suporta o peso do animal fazendo com que ele gaste menos energia para neutralizar a força da gravidade (pura física isso!!).




  • FLUTUAÇÃO NEUTRA E BEXIGA NATATÓRIA (Vesícula Gasosa):


- Por os peixes serem mais pesados que a água, tendendo a afundar, a bexiga natatória auxilia em regular o volume de gás, ajudando a regular a flutuação neutra e localizá-lo na coluna d'água.




TUBARÃO E ALGUNS OUTROS PEIXES (ATUM) não possuem bexiga natatória, então eles precisam andar constantemente para permanecer na coluna d'água. As nadadeiras ajudam na manutenção da posição e direcionamento do movimento.




  • RESPIRAÇÃO


As brânquias são os órgãos mais eficientes que tem para extrair oxigênio ambiente. Na água há menos que 1/20 do oxigênio presente no ar.

O opérculo (tampa) protege as brânquias e atua como um sistema bombeador da água da cavidade oral para as brânquias. A ação de bombeamento nas cavidades oral e opercular cria pressão positiva através das brânquias.



As brânquias são compostas por filamentos finos cobertos por delicado tecido epidérmico que se dobra formando lamelas. As lamelas são ricamente vascularizadas. A água passa num fluxo contrário ao sangue, maximizando as trocas gasosas.

Peixes pelágicos, como o tubarão e o atum, são nadadores velozes e obrigatórios, nadam de boca aberta, criando uma ventilação forçada pelas brânquias.




  • COMPORTAMENTO ALIMENTAR

Peixes gastam a maior parte de sua energia se alimentando ou procurando alimento. Maior parte dos peixes são carnívoros. Muitos são herbívoros, filtradores, onívoros, detritívoros ou parasitas. Desenvolveram adaptações para cada hábito alimentar. 



  • REPRODUÇÃO

- Bissexual: (não é o que você está pensando). É quando oócito e espermatozóide se desenvolvem separadamente, em fêmeas e machos, respectivamente.
- Ovulíparos: Maioria dos peixes. Fecundação e desenvolvimento embrionário são externos.
- Ovíparos: Fecundação interna e desenvolvimento embrionário externo.
- Ovovivíparos: Fecundação e desenvolvimento embrionário internos, sem cuidado maternal na nutrição do embrião.
- Vivíparos: Fecundação e desenvolvimento embrionário internos, com cuidado maternal na nutrição do embrião.



REGULAÇÃO OSMÓTICA 


Regulação osmótica, ou osmorregulação é, a grosso modo, a regulação do fluxo de água nas células. 


  • PEIXES DE ÁGUA DOCE

A água é mais diluída que o sangue dos peixes => água tende a entrar por osmose e sais tendem a sair (brânquias). Consequentemente, peixes quase não bebem água mas produzem muita urina diluída e possuem células absortivas de sais no epitélio branquial.



  • PEIXES MARINHOS

A água é mais concentrada que o sangue dos peixes => água tende a sair por osmose e sais tendem a entrar (brânquias). Para compensar, peixes marinhos bebem a água e eliminam o excesso por sais por:
- Células secretoras de sais no epitélio branquial
- Via das fezes e urina secretadas












Nenhum comentário:

Postar um comentário